
Os investimentos do Governo de Minas na área da saúde, especialmente no interior do estado, têm sido aplicados de forma estratégica, com o objetivo de levar serviços de média e alta complexidade aos municípios, e com acesso cada vez mais próximo ao cidadão.
Nesta terça-feira (3/9), o vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus, vistoriou a aplicação de recursos estaduais na Santa Casa de Ouro Fino, no Sul de Minas. A instituição centenária da cidade já recebeu, desde 2021, mais de R$ 4,8 milhões do Governo de Minas.
Ao percorrer as instalações da unidade hospitalar, verificar as obras de ampliação, de reparo e conhecer os novos equipamentos que vêm sendo adquiridos, Professor Mateus enalteceu os avanços realizados na infraestrutura da instituição e destacou os investimentos realizados pelo Governo de Minas.
“Ouro Fino já é referência, com o atendimento de mais de 100 anos da Santa Casa para a região. Hoje, vim aqui acompanhar para ver como o Estado pode continuar fazendo com que a saúde em Ouro Fino seja ainda melhor”, observou o vice-governador mineiro.
Valora Minas
O hospital faz parte da política Valora Minas, política de Atenção Hospitalar do Estado de Minas Gerais, que tem como foco os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).O objetivo é qualificar e ampliar o acesso aos serviços de saúde, e responder às demandas e necessidades da população mineira.
A política promove a organização das redes de atenção e otimização da alocação de recursos. Por ano, a instituição recebe pouco mais de R$ 1,8 milhão por meio do programa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) .
O vice-governador de Minas lembrou as dificuldades que os hospitais vivenciaram com a diminuição de receitas ordinárias ao longo dos últimos anos, principalmente durante a pandemia.
| ||||
"É importante olhar para cada uma das nossas Santas Casas com o cuidado de entender que elas vão precisar ainda de muita gestão ao longo dos próximos anos para que as contas se equilibrem. O Governo de Minas, como tem feito aqui em Ouro Fino, tem que estar ao lado delas, para garantir que o atendimento continue sendo bem feito", afirmou Professor Mateus. | ||||
Continua após a publicidade | ||||
Cirurgias eletivas
A Santa Casa de Ouro Fino, que atende aos mais de 33 mil habitantes do município, além da população da região, também recebe investimentos do Opera Mais Minas Gerais, programa de ampliação do acesso da população mineira a cirurgias eletivas hospitalares.
Desde o início da política, em 2021, a Santa Casa de Ouro Fino já recebeu quase R$ 1,3 milhão em investimentos, permitindo a realização de 1.221 cirurgias eletivas de 2022 até o momento, das quais 307 foram realizadas de janeiro a junho de 2024.
Já para a Atenção Primária à Saúde, o município de Ouro Fino recebeu, desde 2019, mais de R$ 4,1 milhões em investimentos do Governo de Minas. Desde o início da atual gestão, foram repassados mais de R$ 15,3 milhões ao Fundo Municipal de Saúde de Ouro Fino.
Saúde Marcha em São Paulo pede legalização da maconha
Goiás Romaria do Divino Pai Eterno: Hetrin reforça orientações de saúde a fiéis que farão a Caminhada da Fé
Saúde Jovens de 15 a 19 anos têm até 30 de junho para se vacinarem contra HPV
Cuiabá - MT Cuiabá realiza primeira cirurgia bariátrica pela rede municipal de saúde
Saúde Após cirurgia, cacique Raoni segue com boa evolução clínica em UTI
Saúde Cacique Raoni é submetido a cirurgia intestinal e segue na UTI
Saúde Maternidade Darcy Vargas apresenta ferramenta para fortalecer a segurança nas unidades de saúde
Ceará Governador Elmano de Freitas vistoria obras do Hospital Regional do Sertão de Crateús
Piauí Assembleia em Ação: Sesapi leva vacinação, testagem e diversos serviços de saúde à Santa Maria da Codipi Mín. 22° Máx. 24°