
Morador de Pedra Branca, João Bosco, um dos primeiros pacientes admitidos no novo serviço, comemorou a comodidade de estar perto de casa
O Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), atendeu 139 pacientes na primeira semana de funcionamento da nova Emergência. O número representa mais da metade do que vinha sendo projetado para todo o mês. Entre os principais casos que dão entrada na unidade, que conta com equipes atuando em regime de plantão 24 horas, estão as cirurgias traumatológicas.
Os atendimentos tiveram início no dia 19 de agosto, após o setor ser entregue em solenidade com o governador Elmano de Freitas e a secretária da saúde, Tânia Mara Coelho. Tendo entre os principais objetivos fortalecer a regionalização em saúde, o serviço de Emergência do HRSC aproxima o atendimento dos pacientes para mais perto de casa.
Um dos primeiros pacientes admitidos foi o empresário João Bosco Mota, 63 anos, proveniente de Pedra Branca. Ele sofreu um acidente de moto e teve várias lesões, incluindo uma mais grave na perna. João deu entrada no HRSC, ficando a apenas 80 km de distância da cidade onde sua família reside. “Quando me disseram que eu seria transferido pra cá, eu dei graças a Deus, porque aqui eu tô mais perto de casa. Aqui é outra conversa, muito diferente e melhor”, comemora.
No mesmo dia em que foi admitido, João passou por uma primeira cirurgia, outro procedimento foi realizado nesta segunda-feira (26), e agora ele aguarda a evolução do quadro clínico para receber alta, enquanto é acompanhado pela equipe multiprofissional. “Temos orientado os exercícios e movimentos adequados para que ele se restabeleça o quanto antes”, diz Joaênio Sousa, fisioterapeuta da Clínica de Traumato Ortopedia.
João Bosco se alegra com o serviço recém-entregue, e se emociona quando lembra que nove anos atrás, precisou ir para a Capital para ser atendido em uma emergência. “No mesmo dia que eu cheguei, fui atendido, e no mesmo dia passei por uma cirurgia. Se não fosse esse hospital aqui em Quixeramobim, eu ia pra Fortaleza ou para Limoeiro”, afirma.

A inauguração do serviço de Emergência torna o HRSC apto a funcionar com 100% de sua capacidade operacional, e visa fortalecer a regionalização em saúde, conferindo aos cerca de 600 mil pacientes de 20 municípios, a chance de serem atendidos na região onde moram e mais perto de casa.
Com a abertura da emergência, o HRSC também ampliou seus serviços, oferecendo a partir de agora atendimento de urologia, politrauma, CPRE e cirurgia bucomaxilo, além de ofertar 40 novos leitos, sendo dez de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), totalizando 254 leitos em toda a unidade.
Saúde Marcha em São Paulo pede legalização da maconha
Goiás Romaria do Divino Pai Eterno: Hetrin reforça orientações de saúde a fiéis que farão a Caminhada da Fé
Saúde Jovens de 15 a 19 anos têm até 30 de junho para se vacinarem contra HPV
Cuiabá - MT Cuiabá realiza primeira cirurgia bariátrica pela rede municipal de saúde
Saúde Após cirurgia, cacique Raoni segue com boa evolução clínica em UTI
Saúde Cacique Raoni é submetido a cirurgia intestinal e segue na UTI
Saúde Maternidade Darcy Vargas apresenta ferramenta para fortalecer a segurança nas unidades de saúde
Ceará Governador Elmano de Freitas vistoria obras do Hospital Regional do Sertão de Crateús
Piauí Assembleia em Ação: Sesapi leva vacinação, testagem e diversos serviços de saúde à Santa Maria da Codipi Mín. 23° Máx. 24°