
O Governo de Minas anunciou, nesta terça-feira (20/5), o pagamento de mais duas parcelas da dívida com os municípios mineiros, num total de R$ 110 milhões do Acordo do Fundo Estadual de Saúde.
Os pagamentos referentes a agosto e setembro foram iniciados nesta semana pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) . “São mais de R$ 100 milhões chegando lá na ponta para melhorar o atendimento à saúde dos municípios e da população mineira”, destaca a secretária de Estado Adjunta de Saúde, Poliana Lopes.
O valor total da dívida com os municípios é de R$ 6,7 bilhões (regularização dos repasses financeiros na área da saúde, devidos pela Administração Pública Estadual entre os anos de 2012 e 2020).
O pagamento do Acordo do Fundo Estadual de Saúde foi dividido em 96 parcelas, das quais 24 já foram quitadas, incluindo as duas pagas em agosto, num total de R$ 2,2 bilhões. Outros R$165 milhões, referentes às últimas três parcelas do ano, serão pagos até o mês de dezembro.
O Estado também antecipou três parcelas em fevereiro, num total de R$ 156 milhões, e outras três em maio, no mesmo valor, a fim de melhorar a saúde financeira dos municípios e garantir o funcionamento adequado dos serviços.
“Isso só é possível pelo comprometimento do nosso governador Romeu Zema e do Professor Mateus de consolidar Minas não apenas como um bom pagador das dívidas antigas, mas um estado que cumpre com os seus compromissos e apresenta os resultados”, ressalta Poliana Lopes.
De acordo com a Lei Complementar nº 171/2023, os recursos podem ser utilizados de forma flexível, ou seja, cada prefeito poderá investir e reforçar a sua rede da forma como achar mais adequada, de acordo com as especificidades de cada região.
Instituições filantrópicas
Para dar ainda mais flexibilidade nos pagamentos, do total da dívida, foram retirados R$ 463 milhões devidos a instituições filantrópicas, dos quais R$ 431 milhões já foram pagos de outubro de 2023 a julho de 2024.
Os R$ 32 milhões restantes da dívida total com entidades e consórcios gestores serão pagos já nos próximos meses, cumprindo o compromisso do Governo de Minas de pagar, em até dois anos, a dívida prevista para ser quitada até outubro de 2030.
Saúde Marcha em São Paulo pede legalização da maconha
Goiás Romaria do Divino Pai Eterno: Hetrin reforça orientações de saúde a fiéis que farão a Caminhada da Fé
Saúde Jovens de 15 a 19 anos têm até 30 de junho para se vacinarem contra HPV
Cuiabá - MT Cuiabá realiza primeira cirurgia bariátrica pela rede municipal de saúde
Saúde Após cirurgia, cacique Raoni segue com boa evolução clínica em UTI
Saúde Cacique Raoni é submetido a cirurgia intestinal e segue na UTI
Saúde Maternidade Darcy Vargas apresenta ferramenta para fortalecer a segurança nas unidades de saúde
Ceará Governador Elmano de Freitas vistoria obras do Hospital Regional do Sertão de Crateús
Piauí Assembleia em Ação: Sesapi leva vacinação, testagem e diversos serviços de saúde à Santa Maria da Codipi Mín. 23° Máx. 24°