Os profissionais irão atuar nos 32 cursos disponibilizados pela instituição, entre eles, os recém-criados Medicina, Arquitetura e Urbanismo e Gestão de Turismo
“É um sonho. Um objetivo alcançado. Estou muito feliz”. A definição é de Ronald Moraes, um dos 118 professores empossados para lecionar na Universidade Regional do Cariri (Urca), nesta sexta-feira (16), em solenidade realizada no município do Crato. Os profissionais são oriundos do maior concurso público da história da instituição, com edital lançado em 2022.
Elmano de Freitas destacou todo o empenho dos empossados, ressaltando a importância da chegada deles para a Urca. “É um orgulho para mim, como governador, estar empossando o maior concurso público da história da Urca. Cada passo que vamos dando é para o fortalecimento das nossas universidades. Vocês fizeram um concurso difícil. Estamos hoje dando posse aos melhores professores que a Urca poderia ter, para dar uma instituição de qualidade que o nosso povo merece”, disse.
Os profissionais irão atuar nos 32 cursos disponibilizados pela instituição, entre eles, os recém-criados Medicina, Arquitetura e Urbanismo e Gestão de Turismo. Além do curso de Engenharia Agronômica e Ambiental que ainda será iniciado na unidade do município de Mauriti.
Sandra Monteiro, titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Secitece), reafirmou o compromisso do Governo Estadual para o desenvolvimento de uma educação de qualidade. “É uma alegria ver o quanto esse Governo é entusiasta da educação, uma educação plena e inclusiva. É impossível falar da Urca sem falar de pesquisa, extensão, gestão e ensino. A Secitece se orgulha bastante de todos vocês e segue disponível para se integrar com a Urca e com ações estratégicas do Governo do Estado e Federal”, comentou.
A quantidade de professores que estão sendo admitidos de forma efetiva na Urca representa mais de 50% do número de docentes do quadro atual, contemplando todos os campi da Universidade em Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Mauriti, Campos Sales e Iguatu.
Eliana Estrela salientou o apoio do Governo do Estado e todos os investimentos em prol de uma educação estadual cada vez mais forte. “Hoje vamos empossar novos professores para quem quero desejar muito sucesso e que juntos possamos avançar cada vez mais na educação do ceará e do brasil. Sempre lembrando da importância de termos um governador com olhar sensível para com a educação e seu desenvolvimento”, discorreu.
Carlos Kleber, reitor da Urca, celebrou a chegada dos professores, afirmando o potencial de evolução da Urca com seu novo efetivo. “Hoje, vocês completam um ciclo após passar por um concurso rigoroso com mais de 3 mil pessoas inscritas. A chegada de vocês representa um encremento significativo, trazendo um impacto considerável. Tudo isso vai fazer com que melhoremos a qualidade do nosso ensino, pesquisas e demais setores”, apontou.
A professora Francisca Jaquelini de Souza não escondia a emoção em viver a sua posse na Urca. Natural de Iguatu e formada na instituição, a docente carregava consigo a foto do pai, Antônio Oliveira, morto na pandemia do coronavírus. “Ele estava comigo na minha formatura e gostaria que ele estivesse comigo hoje também, quando virei servidora pública de um lugar que tanto me deu”, contou.
Há 10 anos atuando como professora temporária, a Urca já virou uma casa para a educadora. “Estou três vezes em casa. Por poder lecionar em Iguatu, estar na Urca e dar aula em um assunto que amo, história”, finalizou.
Mín. 24° Máx. 25°