Para encerrar as comemorações pelos 62 anos de emancipação política de Lauro de Freitas, uma missa de ação de graças foi realizada na manhã deste sábado (31), na Igreja de Santo Amaro de Ipitanga. A cerimônia reuniu autoridades municipais e devotos da comunidade local, que se uniram em um momento de fé e gratidão pela história e conquistas do município.
A missa foi celebrada pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Dorival Barreto, com a participação do pároco da Paróquia Santo Amaro de Ipitanga, o Cônego Anastácio Gilberto. Durante a homilia, Dom Dorival Barreto destacou a frase presente na bandeira da cidade. “Podemos, nesta festa de emancipação política de Lauro de Freitas, lembrar o lema que inspirou Santo Inácio de Loyola em toda a sua vida: 'Nós confiamos em Deus'. Hoje estamos aqui para agradecer pelos 62 anos do município de Lauro de Freitas. Esta é a nossa prece neste dia de ação de graças, por todos que já passaram por aqui, mas também por aqueles que continuam nesta missão, para a semente lançada crescer e dê muitos frutos para o bem de todos”, afirmou.
O Cônego Anastácio Gilberto reforçou as palavras do bispo, rezou pela cidade e agradeceu a presença de todos na cerimônia. “Que nossa cidade possa, cada vez mais, se torne um lugar digno. Já que fomos acolhidos por ela, queremos agradecer a presença de todos aqui, aqueles que nasceram e os que foram acolhidos, guiados pelo lema escrito na bandeira: 'Nós confiamos em Deus'. Por isso estamos aqui, porque ele é a razão da nossa vida.”
A prefeita Moema Gramacho, presente na liturgia, relembrou sua história com a cidade. “Lauro de Freitas completa 62 anos, e eu, que nasci no Pelourinho, escolhi em 1996 morar em Lauro de Freitas e aqui criar minha filha e meu neto. Depois, a partir de 2005, ajudei a criar os filhos e netos das famílias de Lauro de Freitas. Desses 62 anos, moro aqui há quase 50% desse tempo e há 20 anos nos dedicamos à reconstrução e à garantia de melhores dias para o nosso povo”, destacou Moema.
A gestora ressaltou ainda a importância política da data.“Hoje é o aniversário de emancipação política. E para quem não sabe, emancipação política é quando o distrito se transforma em município. Portanto, é a história política do município.”
A missa, realizada no dia do aniversário da cidade, encerrou uma série de eventos cívicos e culturais que celebraram a história e as conquistas do município nesses 62 anos.
Reportagem — Yandra Barros / SUPCOM PMLF.
Mín. 25° Máx. 27°