Sábado, 23 de Novembro de 2024
28°

Tempo nublado

Salvador, BA

Meio Ambiente Piauí

Governo do Piauí fortalece formação de brigadas de incêndio

A atividade envolve ações conjuntas da Semarh e Corpo de Bombeiros na prevenção aos incêndios florestais no cerrado.

31/07/2024 às 16h18
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI), durante esta semana, realiza a formação de brigadas florestais nos municípios de Uruçuí, Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro. O trabalho é voltado à proteção do bioma cerrado, com a formação de novos brigadistas e conscientização nas comunidades afetadas pela prática do uso do fogo.

O diretor de fiscalização da Semarh, Major Denio Marinho, explica como é realizada a seleção dos brigadistas e ressalta a importância das formações constantes em todo o estado. “Os municípios ao longo dos anos vão perdendo membros de suas brigadas, o que enfraquece e/ou muitas vezes fica inviável a atuação. O município abre um processo seletivo, dentro dos trâmites, com grande publicidade e solicitação de apresentação de laudos médicos”, destaca.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

“Posteriormente, a Semarh, em parceria com o Corpo de Bombeiros, faz a aplicação do Teste de Aptidão Física (TAF) e do Teste de Habilidades no Uso de Ferramentas Agrícolas (THUFA) às brigadas contratadas pelos municípios, por meio do processo seletivo para atuarem no combate aos incêndios florestais”, complementa o diretor.

A formação realizada pela Semarh e  CBMEPI segue ao longo do ano, com a realização de vários cursos de formação continuada, visando o fortalecimento da prevenção, controle e diminuição dos incêndios, com aplicação dos métodos de linha de defesa até a extinção do fogo.

Continua após a publicidade
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários