A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) está participando das ações integradas da programação de férias realizada pelo Governo do Estado. Estão sendo realizadas atividades de mobilização nas cidades de Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande e Cajueiro da Praia e prosseguem até sábado (27).
A campanha visa alertar a população e os turistas a denunciarem os casos de violação aos direitos da criança e do adolescente. Desta forma, foi lançada a Campanha o Piauí Diz Não ao Trabalho Infantil e ao Abuso e Exploração Sexual. A ação está sendo feita por meio de panfletagens e entrega de material informativo nas praias, pousadas, agências de turismo e locais de maior concentração de pessoas.
De acordo com o gerente de Proteção Social Especial de Média Complexidade da Sasc, Ananias Cruz, é essencial que sejam feitas campanhas para evitar o abuso ao trabalho infantil e, principalmente a exploração sexual. "A presença articulada dos órgãos do governo, por meio de suas secretarias, nesse período do ano em que as praias recebem um número significativo de público de todo Brasil é um momento importante para realizar ações preventivas que coíbam e não permitam violações de direitos, como o trabalho infantil e a exploração sexual das crianças e dos adolescentes,” alertou o gestor.
Ainda de acordo com Ananias Cruz, essas ações evitam todas e quaisquer violações ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que completou recentemente 34 anos de existência. “Geralmente nesse período de férias as praias recebem público de todo Brasil, desta forma precisamos coibir essas práticas e permitir a calma e diversão das nossas crianças e adolescentes”, acrescentou Ananias Cruz.
A equipe da Sasc também visitou os Centros de Referência da Assistência Social, Conselhos Tutelares, Secretarias da Assistência Social e rede de atendimento nos municípios para orientar e alertar sobre a campanha o Piauí diz Não ao Trabalho Infantil e ao Abuso Sexual e Exploração Sexual.
Mín. 24° Máx. 27°