
Técnicos da Sesapi conhecem experiência do Ceará com organizações sociais de saúde
Os técnicos do Piauí conheceram de perto pontos estratégicos do modelo cearense, como a organização das comissões, a avaliação de metas, prestação de contas e as contratações públicas.
Uma comissão da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) esteve, neste mês de julho, em visita à Secretaria de Saúde do Ceará para conhecer de perto a experiência de sucesso da pasta cearense na gestão de contratos com Organizações Sociais de Saúde (OSS).
No Piauí, a gestão de Organizações Sociais (OS) em hospitais do estado foi implantada em julho de 2023 e teve início pelas unidades de saúde: Hospital Regional Dirceu Arcoverde (HRDA), em Parnaíba; Hospital Regional de Campo Maior (HRCM), em Campo Maior; e Unidade Integrada de Saúde do Mocambinho, em Teresina.

No Ceará, o modelo de Organização Social é utilizado há 20 anos. Segundo o superintendente da Região de Saúde de Fortaleza (Srfor), Icaro Borges, os contratos por OS contribuem para que os serviços prestados à população sejam cada vez mais descentralizados, alcançando ainda mais municípios.
Durante a visita, os técnicos do Piauí conheceram de perto pontos estratégicos do modelo cearense, como a organização das comissões, a avaliação de metas, prestação de contas e as contratações públicas.
De acordo com o superintendente de Gestão de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, as Organizações Sociais devem fornecer um serviço de qualidade e com metas estipuladas. “Pelo contrato de gestão, as OS têm que prestar contas mensalmente do atendimento à população, que continua sendo realizado via SUS. A experiência do Ceará de duas décadas prova que deu certo”, diz.
Sergipe Avicultura caipira ganha impulso em Sergipe com unidade demonstrativa
Saúde Marcha em São Paulo pede legalização da maconha
Goiás Romaria do Divino Pai Eterno: Hetrin reforça orientações de saúde a fiéis que farão a Caminhada da Fé Mín. 23° Máx. 24°