Monday, 22 de June de 2026
24°

Tempo limpo

Salvador, BA

Saúde Saúde

Santa Catarina define propostas para a Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

Com a atuação de 308 participantes, encerrou nesta quinta-feira, 11, a 4ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde de Sant...

12/07/2024 às 17h51
Por: Redação Fonte: Secom SC
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Com a atuação de 308 participantes, encerrou nesta quinta-feira, 11, a 4ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde de Santa Catarina (CEGTES/SC). Este ano, o tema central é  “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”. Foram eleitos os delegados e definidas as propostas, que seguirão para a etapa nacional, em Brasília, entre os dias 10 e 13 de dezembro.

Representantes das sete macrorregiões de saúde de SC estiveram presentes na etapa estadual, em Florianópolis: 237 delegados, 40 convidados e 31 membros da comissão organizadora. Entre os delegados, 120 usuários, 61 trabalhadores, 50 gestores e seis prestadores de serviço, todos vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS). O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Conselho Estadual de Saúde (CES), em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).

Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

“Gostaria de expressar minha profunda gratidão a todos que participaram da Conferência Estadual. Tivemos a oportunidade de vivenciar um momento único e especial. Foi maravilhoso trabalhar com todos vocês. Cada um trouxe uma contribuição essencial para o sucesso desse processo”, reforça o presidente do CES, Agostinho Luiz Schiochetti.

Um total de 137 propostas que vieram das conferências macrorregionais foram analisadas e votadas pelos delegados presentes. Dessas, 12 foram escolhidas para serem levadas e defendidas durante a conferência nacional, baseadas no Tema Central e nos três eixos de discussão, com abrangência estadual e/ou nacional. Também, 40 delegados foram eleitos de forma paritária para representar SC, em Brasília.

Continua após a publicidade
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

A 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde é fundamental para fortalecer as instâncias de controle social, com espaços de discussão em torno das políticas voltadas para a valorização dos trabalhadores. Além disso, para a implementação das ações de promoção da equidade, expansão do acesso da população às ações e serviços de saúde, tendo em vista a universalidade da atenção e a integralidade do cuidado.

Veja aqui as propostas de SC que irão para conferência nacional

Mais informações

Continua após a publicidade

Mais informações:
Gabriela Ressel
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail:  imprensa@saude.sc.gov.br

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários