Sábado, 23 de Novembro de 2024
29°

Tempo nublado

Salvador, BA

Meio Ambiente Meio Ambiente

SIG é apresentado aos fiscais da Semace com informações importantes para a sociedade

Nessa segunda (8), a fiscal ambiental, Liliana Mota, da Diretoria de Fiscalização (Difis) realizou no auditório da Superintendência Estadual do Mei...

09/07/2024 às 19h59
Por: Redação Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Nessa segunda (8), a fiscal ambiental, Liliana Mota, da Diretoria de Fiscalização (Difis) realizou no auditório da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) uma apresentação sobre o Sistema de Informações Geográficas (SIG), no qual ela vem trabalhando com dados desde 2012 até 2023.

O SIG é uma ferramenta digital que permite criar consultas interativas, analisar informações espaciais, editar dados, mapas e apresentar resultados de todas essas operações. Os dados utilizados para gerar as informações são: autos de infração, termos de embargo e áreas em recuperação que possuem PRAD acompanhado pela Difis.

Os documentos lavrados pelos fiscais são analisados pela Liliana, que faz todo um processo de validação das feições espaciais, para no final disponibilizar mapas e arquivos em formato Shapefile e em KML, que podem ser objeto de múltiplas análises espaciais. Essas informações são atualizadas uma vez por semestre e estão disponíveis também para o público em geral através do site da Semace (acessar aqui), como também pela Plataforma Estadual de Dados Ambientais do Ceará (Pedea) e pela Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde).

“O SIG facilita o trabalho dos fiscais, dá maior suporte para decisões pela gestão e beneficia o público com informações de qualidade”, concluiu Liliana.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários