Sexta, 04 de Outubro de 2024
25°

Tempo limpo

Salvador, BA

Saúde Piauí

HGV capacita servidores sobre o acolhimento no Ambulatório Trans Makelly Castro

Ação faz parte do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET- Saúde).

05/07/2024 às 16h32
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A equipe do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET- Saúde) concluiu, nessa quinta-feira (4), o 1° ciclo de palestras com os servidores do Hospital Getúlio Vargas (HGV).  Durante todo o mês de junho, os funcionários das clínicas de ginecologia e pneumologia receberam treinamentos com os temas sobre equidade de gênero, identidade de gênero, sexualidade, raça, etnia e deficiências.

O programa do governo federal foi desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um professor, organizados a partir de formações em âmbito de graduação com assessoria tutorial da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e parceria da Secretaria da Saúde (Sesapi).

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Segundo a coordenadora do Comitê Acadêmico do HGV, Gisella Serafim, o objetivo foi capacitar os trabalhadores da saúde para estarem aptos a acolher, da melhor forma possível, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Continua após a publicidade

“Neste primeiro momento, focamos no atendimento no Ambulatório Trans Makelly Castro, localizado no Ambulatório Azul do HGV, onde procuramos capacitar os trabalhadores para melhorar o acolhimento aos usuários que precisam do serviço”, explica a professora.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Continua após a publicidade

Como funciona o Ambulatório Trans?

O ambulatório disponibiliza serviços de saúde integral para a população trans, incluindo transexuais, travestis e transgêneros, totalmente via SUS. No ano de 2023, o serviço realizou 349 consultas.

Continua após a publicidade

Segundo a diretora do Ambulatório Integrado do HGV, Iolete Soares, o atendimento inclui especialidades como endocrinologia, psicologia, urologia e ginecologia. Para ter acesso a uma consulta, basta entrar em contato com o posto de saúde mais próximo da residência da pessoa e informar o interesse nas vagas disponíveis no Ambulatório Trans.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários