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Após atendimento, UPA 24h em Messejana possibilita reencontro entre família e paciente desaparecido há um ano

A equipe do Serviço Social da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h em Messejana, equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará, promoveu momento e...

05/07/2024 às 10h30
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Ceará
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Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

A equipe do Serviço Social da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h em Messejana, equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará, promoveu momento emocionante na última quarta-feira (3). Após um homem ser encaminhado à unidade pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), ele foi identificado pela equipe como alguém desaparecido há um ano, sendo sua família acionada pela UPA 24h. Pedro Monteiro, 61, reencontrou os familiares no momento de sua alta.

O idoso havia sido encontrado pela equipe do SAMU em quadro de desorientação e debilitado. Na UPA, após receber atendimento médico, a assistente social Elizabeth Benício, que estava de plantão, foi conversar com o paciente para saber mais de sua história e assim conseguir ajudá-lo. “Ele estava sem documentos, mas, após ser medicado, conseguiu se comunicar bem conosco. Ele falou os nomes dos familiares, endereço e que morava no Icaraí, então enviei as informações obtidas a uma colega assistente social que mora em Caucaia para nos auxiliar. Então, ela acionou o Conselho Tutelar do município, que localizou a casa dele e foi conversar com a família, que confirmou que era mesmo ele”, conta a profissional.

Pedro trabalhava vendendo panos de prato nas ruas, com a esposa Marinete Rocha, 58, para ajudar no orçamento da família. Um dia, ele saiu para pagar uma conta e não voltou ao lar. Nesse momento, a família se desesperou. “O filho dele chorava todos os dias. Recebemos várias informações de uma possível localização dele, mas nenhuma era verdadeira e nossa angústia só aumentava. Até que, agora, recebemos a ligação de uma funcionária da UPA Messejana informando que ele estava aqui”, relata Marinete.

Após a alta, o paciente prosseguirá com o tratamento em Caucaia, perto de casa. “Estamos muito felizes e extremamente gratos a todos da equipe da UPA Messejana por cuidar dele e nos devolver a esperança de dias mais felizes”, acrescenta a esposa.

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Serviço Social nas UPAs do estado

Quando o paciente chega à UPA, recebe atendimento e, em seguida, o assistente social faz o momento de escuta qualificada, seguido do preenchimento de notificação. Após análise do caso, o profissional dá as orientações devidas a ele sobre os serviços fornecidos e esclarece sobre uma possível necessidade de transferência para um hospital ou encaminhamento para outros órgãos de saúde.

Após o momento de acolhida e escuta, há articulação da equipe do Serviço Social com os equipamentos da política de assistência social e da justiça para dar continuidade no acompanhamento ao paciente e à família.

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