Na última sexta-feira (28), no Auditório Farroupilha, no Centro de Eventos Ari José Riedi, tomaram posse os novos Conselheiros Municipais de Políticas Culturais de Sorriso para o próximo biênio 2025/2026.
O Conselho Municipal de Políticas Culturais é um órgão consultivo, deliberativo e fiscalizador composto por representantes do Poder Público e de colegiados de diferentes câmaras temáticas artísticas e culturais. Entre suas atribuições estão o acompanhamento das políticas culturais do Município, o fomento à todas as manifestações artísticas e culturais e a administração do Fundo Municipal de Cultura (FMC), assegurando a democratização de acesso aos recursos.
Salles Fernandes, secretário de Cultura, Turismo e Juventude, e atual presidente do conselho, destacou a relevância do dia para a cultura do Município. “Hoje é um dia muito importante. Todas as grandes decisões que tomamos são definidas através deste Conselho. Além disso, trazemos para ele a discussão sobre projetos que realizamos, seguindo diretrizes federais para reformular o Plano e o Sistema Estadual de Cultura”, explica.
Lucilene Alves de Souza Santos, indicada para representar a Secretaria Municipal de Educação (Semed) expressou clareza sobre seu papel como conselheira. “Nosso papel é de estabelecer diretrizes, alocar recursos, avaliar propostas, promover colaborações, e monitorar os resultados. Desta forma, nossa atuação é fundamental para promover um ambiente cultural dinâmico, inclusivo e enriquecedor para os cidadãos do município”, pontuou ela.
Valquíria Gehlen, representante do Poder Executivo, ressaltou a importância do grupo para o Município. “O Conselho da Cultura desempenha um papel crucial na promoção da identidade cultural, no desenvolvimento econômico e social, na preservação do patrimônio e na promoção da diversidade cultural da cidade, além de proporcionar oportunidades aos jovens, a fim de mantê-los afastados da criminalidade”.
De acordo com Daniel Henrique de Souza Kempfer, representante da Câmara de Teatro, existem muitos desafios a serem enfrentados. “Acredito que promover o engajamento da comunidade seja um dos mais significativos, tendo em vista que sem a efetiva participação dos cidadãos não é possível atingir os objetivos do conselho. Porém, precisamos qualificar nossos profissionais com formações de excelência e batalhar pela criação de um anfiteatro para nossas apresentações”, frisou ele.
O atual conselho conta com vinte representantes do Poder Público e sociedade civil organizada e vinte representantes das classes culturais do Município, formando um grupo expressivo e plural de 40 membros. “Teremos muita força e voz porque somos o maior Conselho Municipal de Cultura de Mato Grosso” garantiu Salles Fernandes.
Para ter acesso ao Decreto Municipal N° 1.098, de 19 de junho de 2024, que nomeia os Conselheiros Municipais de Políticas Culturais eleitos em suas respectivas câmaras temáticas setoriais e indicados pelo poder público e sociedade civil organizada, acesse o Portal de Legislação do Município de Sorriso através do link: https://sorriso.cespro.com.br/visualizarDiploma.php?cdMunicipio=4430&cdDiploma=202401098&NroLei=1.098&Word=&Word2=
Texto: Carolina Lasco
Fotos: Arquivo/Semcultj
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Mín. 24° Máx. 25°