Segunda, 25 de Novembro de 2024
23°

Chuvas esparsas

Salvador, BA

Cidades Sorriso - MT

Parlamentar sugere central de libras que garantirá mais acessibilidade aos surdos nos serviços públicos de saúde

Durante a 21ª Sessão Ordinária da Câmara de Sorriso, o vereador Leandro Damiani (MDB) indicou ao Executivo a implantação de uma Central de Interpre...

25/06/2024 às 08h51
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Câmara de Sorriso - MT
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Câmara de Sorriso - MT
Foto: Reprodução/Câmara de Sorriso - MT

Durante a 21ª Sessão Ordinária da Câmara de Sorriso, o vereador Leandro Damiani (MDB) indicou ao Executivo a implantação de uma Central de Interpretação em Libras (CIL), visando garantir mais acessibilidade aos surdos nos serviços de saúde pública municipal.

“Precisamos tornar a saúde mais acessível a todos e facilitar a comunicação entre os profissionais da saúde e a população. Muitos pacientes surdos relatam que, durante as consultas médicas, têm dificuldades em saber o que o profissional está falando. Com a implantação da CIL, queremos tornar a comunicação mais efetiva entre o paciente e o profissional de saúde, gerando um diagnóstico mais preciso”, explica Damiani.

De acordo com a Indicação nº 585/24, o atendimento se tornará mais adequado sem a barreira linguística, visto que o intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) prestará suporte às pessoas surdas nas consultas nas unidades de saúde, fazendo com que o paciente tenha pleno entendimento do seu tratamento.

O parlamentar ainda ressalta que a iniciativa servirá para reduzir os riscos de uma prescrição inadequada. “A consulta médica será realizada com acompanhamento de um intérprete, através de vídeo chamada, que traduz simultaneamente em libras todas as informações repassadas ao paciente na consulta. Isso reduzirá os riscos de existir uma situação em que não haja clareza de comunicação”, frisa.

Continua após a publicidade

Texto: Bianca Arruda

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários