Segunda, 25 de Novembro de 2024
24°

Tempo nublado

Salvador, BA

Cidades Alagoinhas - BA

Iniciativa da SECET busca tornar Trem do Forró um Patrimônio Cultural de Alagoinhas

Desde 2017, o Trem do Forró faz parte dos festejos juninos de Alagoinhas, tornando-se uma tradição na Bahia e garantindo um lugar especial nos co...

21/06/2024 às 07h32
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Prefeitura de Alagoinhas - BA
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Alagoinhas - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Alagoinhas - BA

Desde 2017, o Trem do Forró faz parte dos festejos juninos de Alagoinhas, tornando-se uma tradição na Bahia e garantindo um lugar especial nos corações daquelesque comemoramessa época festiva do ano na cidade.

O Trem do Forró é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET) e consiste na viagem em um vagão de trem temático, com duração de 1 hora, permeada de muito “pé de serra” e embalada por trios sanfoneiros. A viagem parte da estação ferroviária São Francisco.

Contudo, em 2024, o Trem do Forró não pôde alegrar nossa comunidade devido a uma decisão da VLI, empresa concessionária da ferrovia que disponibiliza uma classe de passageiros para a viagem, por questões de segurança patrimonial, de acordo com a justificativa apresentada pela empresa. Diante desta falta, a SECET decidiu promover uma ação para mobilizar a população no intuito de tornar o Trem do Forró um Patrimônio Cultural de Alagoinhas. Com esse projeto a sociedade pode mostrar seu interesse pelo trem, como transporte para passageiros na região.

Continua após a publicidade

A ação foi realizada nos dias 19 e 20 de junho, no Estacionamento da Prefeitura, e contou com apresentações musicais de forrozeiros como Daniel dos 8 Baixos, Zezito do Acordeon, Caciques do Forró, Colher de Chá, Vicentinho, Afonso do Forró, Balbino Josh, Araújo do Forró, Raffa do Forró, João Sanfoneiro e Zé de André. Além de curtir o típico ritmo junino, o público pôde contribuir com o abaixo-assinado que apoia a transformação do Trem do Forró em Patrimônio Cultural de Alagoinhas e servirá de respaldo para que o Poder Executivo encaminhe a proposta de lei para a apreciação na Câmara de Vereadores.

Iraci Gama, titular da SECET, explica que “com a mobilização popular, de todo o município, fica claro que o Trem do Forró não é apenas uma proposta do governo, da Prefeitura ou da Secretaria, mas uma demanda da população.”

Continua após a publicidade

“Nós resolvemos realizar esse evento com forrozeiros que tocavam no Trem, para que eles fizessem seus showse todospudessem participar,especialmente as entidades como a APAE, a Pestalozzi, o CAPS e os grupos de idosos que tinham viagens especiais reservadas no Trem do Forró”, complementa Iraci Gama.

A enfermeira Jucilandia Bispo, que coordena a equipe técnica do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) deAlagoinhas, acompanhou um grupo de usuários do serviço para participar da ação e curtir o forró. “Nós trouxemos um grupo para curtir um pouquinho o Trem do Forró, que é tradição na cidade. Os usuários gostam muito da festa junina e quando fomos convidados, ficamos muito satisfeitos por participar”, contou Jucilandia.

Continua após a publicidade

Neste ano, a Trezena de Santo Antônio, a Vila de Santo Antônio da Lagoinha, o Circuito Oficial de São João, o São João e São Pedro nos Distritos, alvoradas e cavalgadas em diversas comunidades da zona urbana e da zona ruralfazem parte dos festejos juninos de Alagoinhas.

Fotos: Roberto Fonseca

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários