Tuesday, 23 de June de 2026
24°

Tempo limpo

Salvador, BA

Saúde Mato Grosso do Sul

Experiência de Mato Grosso do Sul é destaque em encontro Nacional de Saúde Bucal

A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da coordenadoria de Saúde Bucal, foi destaque no ‘1º Encontro – 20 anos das Diretrizes da Política ...

19/06/2024 às 07h27
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Mato Grosso do Sul
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul

A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da coordenadoria de Saúde Bucal, foi destaque no ‘1º Encontro – 20 anos das Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal’ que aconteceu nos dias 13 e 14 de junho, em Brasília. Promovido pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, o evento teve como objetivo elevar o debate sobre a relevância da saúde bucal na promoção e prevenção em saúde, visando alcançar amplamente a população brasileira.

Durante o encontro, a Linha de Cuidado do Câncer Bucal da SES foi reconhecida como uma experiência exitosa. A iniciativa exemplifica o percurso realizado até o momento na construção da rede de assistência à pessoa com câncer bucal no estado, abrangendo os três níveis de atenção.

Conforme a coordenadora de Saúde Bucal da SES, Giovana Soares Buzinaro, para avançar na organização da oferta integral de cuidados na Rede de Atenção à Saúde e regionalizar o acesso à linha de cuidado de câncer bucal com base no PRI (Planejamento Regional Integrado), diversas medidas estratégicas estão sendo implementadas.

“Ainda há muito a fazer para aprimorar esta rede assistencial, mas o reconhecimento do Ministério da Saúde nos encoraja, mostrando que estamos no caminho certo para melhorar a qualidade de vida e agilizar o tratamento dos cidadãos de Mato Grosso do Sul”, afirmou Giovana.

Continua após a publicidade

Inicialmente, o protocolo foca no diagnóstico precoce conforme diretrizes clínicas estabelecidas, visando identificar de forma rápida e eficiente as pessoas com suspeita de câncer bucal ainda na APS (Atenção Primária à Saúde). Foi estabelecido um protocolo que prioriza o agendamento ágil e assertivo dos casos suspeitos, garantindo encaminhamento imediato para investigação diagnóstica.

Além disso, foi desenvolvido um protocolo específico para a realização de biópsias, utilizando o aplicativo Teleestomatologia desenvolvido pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba), assegurando a padronização dos procedimentos e a qualidade na coleta de amostras. Parceria entre a SES e a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), o Laboratório de Patologia Oral da universidade proporciona laudos específicos avaliados por patologistas qualificados, que são enviados de forma virtual para evitar deslocamentos desnecessários dos pacientes.

Continua após a publicidade

Para os casos confirmados, foi criado um protocolo de regulação que define os fluxos e prazos para o início do tratamento adequado. Isso permite que os cirurgiões-dentistas solicitem diretamente a vaga para pacientes com laudo positivo, sem necessidade de intermediação médica.

Representaram a SES no ‘1º Encontro – 20 anos das Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal’ a coordenadora de Saúde Bucal da SES, Giovana Soares Buzinaro, e o gerente de Saúde Bucal na Atenção Primária à Saúde, Lucas Moura de Oliveira.

Continua após a publicidade

Kamilla Ratier, Comunicação SES
Fotos: Divulgação SES

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários