Abrindo a agenda do 2º encontro do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Educação das Capitais (Consec), o secretário municipal da Educação de Palmas, professor Fábio Chaves, anfitrião do evento, levou os visitantes para conhecer a estrutura física de algumas unidades educacionais. Foram visitadas na tarde desta quinta-feira, 06, três unidades educacionais, sendo uma Escola Municipal de Tempo Integral (ETI), um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) e uma Escola Municipal de Tempo Integral Adaptada.
Durante as visitas, guiadas por técnicos da Secretaria Municipal da Educação (Semed), foram apresentadas as estruturas físicas de cada instituição, corpo docente e discente, bem como de servidores e colaboradores de cada unidade. De acordo com o professor Fábio Chaves, a temática trabalhada neste segundo encontro dos gestores de educação das capitais é sobre educação inclusiva e todos os desafios que isso exige, seja de infraestrutura, recursos humanos, judicialização entre outros temas. “Em cada visita nós conhecemos a estrutura e vamos focar na parte da educação especial, então hoje é um dia dedicado para apresentar nossas unidades. No segundo dia encerraremos com reuniões internas em que as experiências dessas visitas serão partilhadas e contextualizadas para que deliberações sejam tomadas”, esclarece o gestor anfitrião.
A base principal do encontro é muita troca de informação. Fábio Chaves lembra que passa por isso todas as vezes em que participa das reuniões do Consec e tem a oportunidade de representar a educação de Palmas em outros estados. “Os desafios que outros colegas secretários também enfrentam, tanto na área administrativa quanto na área pedagógica, são os mais variados e, trazendo-os aqui para Palmas, para essa vivência, com certeza é um momento de extrema valia e riqueza. São muitas dúvidas, e exemplos como a ETI Cora Coralina, que passou por adaptação de escola parcial para atender em tempo integral com qualidade de excelência, são ricos e certamente serão levados na bagagem de cada gestor aqui presente. Isso para eles é um marco que pode mudar a realidade de muitas cidades, inclusive. Essa interatividade de uma capital com outra que compartilha das mesmas dificuldades, mas também das mesmas oportunidades, é muito importante para todos nós”, pontua.
Para a presidente do Consec, Maria Silvia Bacila, as visitas são a principal base de formação do Consec, elas são sempre motivo de grande aprendizagem para todos os secretários. “Nós iniciamos com esse princípio de fazermos visitas imersivas nas diferentes capitais e podermos conhecer as diferentes realidades. Aqui, em Palmas, conhecer a realidade pujante dessa educação, sem dúvida, agrega para todos que estão aqui, para que todos nós possamos voltar para as nossas cidades com a bagagem cheia de experiências, mas sobretudo cheia de entusiasmo, de aprendizagem e ideias daquilo que vocês fazem brilhantemente nessa capital. Então eu quero parabenizar todo o grupo de profissionais da educação dessa cidade, na pessoa do secretário Fábio, que tão bem conduz esse trabalho aqui em Palmas”, destaca a presidente.
Mín. 24° Máx. 25°