Foto: Reprodução/Prefeitura de Petrolina - PEO ‘Maio Vermelho’ é a campanha do mês de conscientização sobre o Câncer de Boca, doenç..." name="description" />
O ‘Maio Vermelho’ é a campanha do mês de conscientização sobre o Câncer de Boca, doença que atinge cerca de 15 mil pessoas no Brasil. Em Petrolina, a Prefeitura, através da Diretoria de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, realizou uma ação especial: o Dia D de Combate ao Câncer Bucal para pacientes e seus familiares no Hospital Dom Tomás. A iniciativa foi promovida por uma equipe composta por 10 profissionais dentistas e estagiários de Odontologia que atuam nas Unidades Básicas de Saúde do município.
A iniciativa teve como objetivo principal a promoção da saúde bucal e a prevenção do câncer de boca, uma doença que pode ser evitada com diagnósticos precoces e cuidados adequados. Durante a ação, foram realizadas orientações sobre higiene bucal nas três recepções, leitos e salas de quimioterapia do Hospital para 510 pacientes, abordando temas como a importância do autoexame bucal, os fatores de risco do câncer de boca (como o tabagismo e o consumo excessivo de álcool), e as formas de prevenção. Foram feitos exames clínicos em 58 pacientes internados.
Para a paciente Jaqueline Menezes, que realiza tratamento oncológico contra um câncer no estômago há seis meses, a ação da Prefeitura de Petrolina foi muito importante para relembrar os cuidados com a saúde bucal. “Gostei muito das orientações da equipe. Eu tenho sempre o cuidado de escovar os dentes depois das refeições, nunca dormi sem escovar os dentes”, explicou
Sobre a doença
O câncer de boca afeta qualquer parte da cavidade oral, incluindo os lábios, gengivas, bochechas, língua (especialmente as bordas), céu da boca (palato duro e mole), assoalho da boca e a região sob a língua. Este tipo de câncer é mais comum em homens do que em mulheres e ocorre principalmente em pessoas acima de 40 anos, embora possa afetar pessoas mais jovens. O tratamento pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia e outras terapias específicas dependendo do estágio e localização do câncer. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa para 2023 indicou que haveria aproximadamente 15.190 novos casos de câncer de boca e orofaringe por ano, sendo 11.180 em homens e 4.010 em mulheres.
Mín. 24° Máx. 25°