Domingo, 19 de Maio de 2024
25°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Geral Paraíba

Fisioterapeutas do Hospital de Catolé passam por capacitação em ventilação mecânica

Os fisioterapeutas que atuam no Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha, passaram o final de semana reforçando conhecimentos s...

07/05/2024 às 13h39
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Paraíba
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

Os fisioterapeutas que atuam no Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha, passaram o final de semana reforçando conhecimentos sobre ventilação mecânica invasiva e não invasiva e manipulação de ventilador pulmonar, aparelho que aumenta a capacidade respiratória de pacientes com desconfortos respiratórios. O treinamento foi ministrado pela fisioterapeuta intensivista, Mércia Morais. O hospital de Catolé conta com uma equipe de 13 fisioterapeutas que trabalham em regime de plantões.

“O objetivo do treinamento foi atualizar informações, tornando a assistência na unidade ainda mais assertiva e eficaz”, afirma o coordenador do setor de Fisioterapia do hospital, Evandro Osório. Segundo ele, além do conteúdo do treinamento ter sido muito rico em informações, o interesse dos profissionais também foi relevante. “Estou muito feliz com os resultados. Esse treinamento foi motivador e nos deixou ainda mais capacitados para atuar na assistência aos nossos pacientes”, destaca ele.

Para a fisioterapeuta, Cintia Castro, uma das participantes da capacitação, o treinamento foi muito importante. “As orientações recebidas no curso serão fundamentais para que a gente possa melhorar, ainda mais, nossa prestação de serviço em fisioterapia, trazendo benefícios diretos aos pacientes, não apenas na parte de ventilação mecânica, mas em todos os outros atendimentos ligados a nosso campo de atuação”, destacou ela, que se formou em 2020 e atua há um ano no hospital.

Orientações sobre como identificar a necessidade do uso dos aparelhos de ventilação mecânica invasiva e não invasiva e seus parâmetros adequados para manipulação correta da oxigenoterapia, as utilidades de seus botões e a manipulação correta de oxigênio, além de simulações de uso fizeram parte da programação do curso que aconteceu no sábado (4) e no domingo (5), em Catolé do Rocha.

Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários