Domingo, 19 de Maio de 2024
28°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Saúde Marabá - PA

Saúde: No Dia Internacional da Luta contra a Endometriose, conheça o atendimento realizado pelo Crismu

A endometriose é uma doença inflamatória crônica que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), afeta cerca de 10% das mulheres em idade reprod...

07/05/2024 às 09h04
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Prefeitura de Marabá - PA
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA

A endometriose é uma doença inflamatória crônica que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), afeta cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva. Por atingir principalmente a região pélvica, causa dores durante a relação sexual e a menstruação, ou até mesmo fora desse período. Além disso, também pode causar infertilidade e sangramento intestinal. Neste 7 de maio é celebrado o Dia Internacional da Luta contra a Endometriose.

Segundo o Ministério da Saúde, a inflamação é causada porque durante a menstruação, em vez de as células do tecido que envolve o útero serem expelidas, acabam fazendo o caminho inverso indo para os ovários e cavidade abdominal causando sangramentos e dor intensa.

 Polyana Siqueira, ginecologista/Crismu
Polyana Siqueira, ginecologista/Crismu

“O diagnóstico é feito através da transvaginal simples ou com pesquisa para a endometriose. Outro exame é a ressonância pélvica, que temos pelo SUS, que é possível fazer também o diagnóstico”, explica a ginecologista Polyana Siqueira, do Centro de Referência Integrado à Saúde da Mulher de Marabá (Crismu).

A médica explica que o tratamento é feito com medicamento de uso contínuo para inibir a menstruação. Com a menopausa, os sintomas tendem a diminuir. Há casos em que o recomendado é uma intervenção cirúrgica e em outros, a retirada do útero e dos ovários. O objetivo dos tratamentos é proporcionar qualidade de vida às pacientes.

“Para as mulheres que sentem cólica e acham que é normal, não é normal. Que procure um ginecologista, que procure um médico para fazer um tratamento, fazer o diagnóstico desses sintomas. Procurar o ginecologista para ter uma melhora na qualidade de vida, que é possível ter através de medicação”, reitera a ginecologista.

O Crismu atende mulheres com suspeita da doença. O fluxo de atendimento ocorre por meio do encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de mulheres que apresentam os sintomas.

Nayane Aguiar, gerente do Crismu
Nayane Aguiar, gerente do Crismu

“Na Atenção Básica, a paciente vai apresentar as queixas e o médico vai fazer os encaminhamentos para investigar melhor. Eles agendam lá e as pacientes vêm para o Crismu e fazem o atendimento com os ginecologistas. Eles solicitam os exames para conseguir fazer o diagnóstico da endometriose e as pacientes fazem os retornos até fechar o diagnóstico”, explica Nayane Aguiar, gerente do Crismu.

Com o acompanhamento, o médico e a paciente decidirão qual o melhor tratamento, seja por medicamentos ou intervenções cirúrgicas.

Serviços do Crismu

Além desse suporte para as pacientes com endometriose, o Centro também oferece ultrassom transvaginal, mamografia, ultrassom abdominal, ultrassom de mama, consultas ginecológicas, planejamento familiar, exame preventivo de colo de útero, implante de DIU, encaminhamento para laqueadura e vasectomia, além de acompanhamento com enfermeira, assistente social e psicólogo. O Centro possui também o laboratório de citopatologia onde são realizadas as leituras dos exames de preventivo, com laudos feitos por profissionais biomédicos e bioquímicos.

Durante o mês de abril, foram realizados 800 atendimentos ginecológicos no Crismu. Além disso, por mês, são cerca de 2 mil lâminas de exame preventivo analisadas no Laboratório de Citopatologia.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA

Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio

The post Saúde: No Dia Internacional da Luta contra a Endometriose, conheça o atendimento realizado pelo Crismu appeared first on Prefeitura de Marabá - Pa .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários