Representantes de entidades de classes e dos poderes Executivo e Legislativo se reuniram, neste sábado (04), com o comandante da 10ª Companhia Independente Bombeiros Militar, tenente Thiago Soares Reis, e com o coordenador de Proteção e Defesa Civil (Compdec), sargento BM da reserva remunerada Alberto dos Santos, para definir estratégias de arrecadação e distribuição de doações para as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. Com mais 850 mil pessoas afetadas e 83 óbitos confirmados, esse já é o maior desastre climático registrado no estado.
Ao abrir a reunião emergencial, o vice-prefeito de Sorriso pontuou que “neste primeiro momento os esforços estão voltados para a organização e suporte logístico para a rede de apoio".
“A histórica de Mato Grosso está vinculada ao empreendedorismo de milhares de famílias que deixaram o sul do país para desbravar essa região do estado. Em Sorriso não foi diferente. Temos um débito de gratidão com o povo do Rio Grande do Sul e isso pode ser comprovado pelo grande número de pessoas que já se disponibilizaram em ajudar”, observa.
“Sorriso sempre foi muito colaborativa. Sempre atendeu aqueles que necessitam e dessa vez não será diferente. Estamos todos unidos em prol dos nossos irmãos do sul do país”, afirmou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Jeferson Silveira.
“Estamos acompanhando a situação em tempo real. Sabemos que muitas regiões estão isoladas, famílias inteiras aguardam por ajuda e milhares de pessoas estão desaparecidas. Diante desse cenário de destruição, toda ajuda é bem-vinda”, reforçou a vereadora Jane Delalibera.
Ao detalhar as ações de nível estadual, o tenente Thiago Reis reiterou que o Governo de Mato Grosso enviou para o Rio Grande do Sul aeronaves do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e equipes do Corpo de Bombeiros Militar compostas por mergulhadores, especialistas em desastres naturais e cães farejadores para auxiliarem nas operações de salvamento e buscas.
“Essa reunião convocada pela Prefeitura, e que reuniu inúmeras instituições renomadas de Sorriso, demonstra que o poder público não está sozinho nessa missão. É nítida a comoção e a solidariedade da sociedade sorrisense”, avalia o comandante.
“Todo nosso contingente está mobilizado para que possamos reunir essas doações e fazer com que elas cheguem o mais rápido possível as vítimas do Rio Grande do Sul”, explica o coordenador da Compdec.
Alberto Santos reforça ainda que entre os itens de maior necessidade estão produtos de higiene pessoal, fraldas descartáveis, colchões, agasalhos, roupas de cama e banho.
Conforme boletim o último boletim sobre o impacto das chuvas no RS, divulgado às 9h desta segunda-feira (06), o estado já registrava 345 Municípios atingidos; 19.368 pessoas em abrigos; 121.957 desalojados; 850.422 pessoas afetadas; 276 feridos; 11 desaparecidos e 83 mortes.
Em Sorriso, as doações podem ser entregues nos seguintes locais:
Sede do 10ª Companhia Independente Bombeiros Militar
Escola Municipal Rui Barbosa
Escola Municipal Valter Leite Pereira
Escola Municipal Aureliano Pereira da Silva
Sindicato dos Produtores Rurais
Secretaria Municipal de Assistência Social
Feira do Produtor Rural (AFESO)
Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (ACES)
Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)
Sorriso Supermercados
Doações em dinheiro
O governo do Rio Grande do Sul reativou a chave Pix para doações em dinheiro para ajudar as vítimas de enchentes no estado. A conta bancária nomeada como SOS Rio Grande do Sul, aberta no Banrisul, receberá os valores pelo Pix do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) número 92.958.800/0001-38. A chave é a mesma usada no auxílio às vítimas dos temporais ocorridos no ano passado. As contribuições em dinheiro podem ser feitas por pessoas físicas e jurídicas.
Nesse canal oficial de doações, os recursos serão revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades. A gestão e fiscalização dos recursos doados ficarão a cargo de um Comitê Gestor, presidido pela Secretaria da Casa Civil do estado e auditado por representantes do poder público local e de entidades de assistência social.
Também participaram da reunião, o diretor de Assuntos da Agricultura do Sindicato Rural, Diogo Damiani; o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura; a secretária-adjunta de Assistência Social, Daniela Stel; o secretário-adjunto de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Juliano Mezzalira; o secretário e o adjunto de Cultura, Turismo e Juventude, respectivamente, Salles Fernandes e Francisco Guimarães Ferreira Cordeiro; o secretário-adjunto da Semsep, Emiliano Preima; o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Vanderly Gnoato; e o vereador Chico da Zona Leste.
Texto: Michel Ferreira
Fotos: Decom
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Mín. 23° Máx. 26°