
O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), lançou a primeira edição do projeto “Cuidando de Quem Cuida”, em alusão ao “Abril Verde”, de conscientização sobre saúde e segurança no trabalho. O projeto, realizado no último dia 25 de abril, tem como objetivo principal proporcionar atenção e cuidados aos profissionais que atuam na unidade de Emergência do HM.
Os trabalhadores inscritos no projeto passaram por exames laboratoriais para identificar doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, além de serem avaliados por médicos especializados em saúde ocupacional. Durante a iniciativa, também foram oferecidas avaliações nutricionais, sessões de auriculoterapia, serviços de beleza como corte de cabelo e maquiagem, massoterapia, vacinação e uma exposição informativa sobre o ciclo evolutivo do Aedes aegypti.

A iniciativa conjunta da coordenação de Enfermagem da Emergência, dos Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) e da Educação Permanente visa oferecer uma atenção diferenciada aos profissionais que enfrentam uma rotina cada vez mais intensa e estressante. Anne Caroline Torres, coordenadora de enfermagem da Emergência do HM, ressalta: “Nosso objetivo é cuidar daqueles que cuidam, oferecendo atenção especial à saúde física e mental de nossos colaboradores. Este é um trabalho de longo prazo e estamos felizes em iniciá-lo”.

O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), no bairro Messejana, também promoveu uma série de atividades conscientizando sobre a importância da segurança do trabalho durante o Abril Verde. O Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (Cipa) fizeram uma blitz nos setores assistenciais sobre a temática.
Houve atividades lúdicas com um quiz com perguntas e respostas com diversas situações de riscos. A blitz educativa focou no uso de adornos e calçados nas unidades, com a presença de personagens remetendo ao uso dos itens. Uma palestra voltada para o setor da manutenção, ginástica laboral e uma exposição dos equipamentos de proteção individual também fizeram parte das ações.

O engenheiro de segurança e coordenador do Sesmt do HGWA, Jamilo Nogueira, pontua que o Abril Verde tem como objetivo disseminar a cultura prevencionista entre empregadores, trabalhadores e sociedade no geral. No HGWA, o momento faz parte da agenda de eventos de saúde e segurança do trabalho, onde é aproveitado o momento para implementar ações de prevenção.
“As ações são fundamentais para fortalecer a cultura de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais no instituto. Não podemos perder a oportunidade de enfatizar sobre o tema ligado à saúde do trabalhador, todas as oportunidades que temos para chegar até os funcionários do HGWA devem ser aproveitadas, pois tudo isso irá culminar em algum momento em qualidade de vida no trabalho”, afirma.
Saúde Vacinação contra a gripe no Paraná será aberta para público em geral a partir de segunda
Sergipe Sedetec participa de lançamento de obra que celebra cinco anos da Lei do Gás
Mato Grosso do Sul Com crescimento de 516% na Telessaúde, HRD passa a integrar rede estadual de atendimento digital
Tocantins Hospital e Maternidade Dona Regina completa 27 anos como referência em saúde materno-infantil no Tocantins
Saúde Hospital Eduardo de Menezes promove projeto que acolhe pacientes e melhora experiência de internação
Sergipe Avicultura caipira ganha impulso em Sergipe com unidade demonstrativa Mín. 23° Máx. 25°