
Durante todo o mês de abril são realizadas ações de conscientização da amputação de membros. Organizada pela Associação Brasileira de Ortopedia Técnica (Abotec), a campanha trabalha com foco na prevenção da amputação e, uma vez ocorrendo a perda do membro, como os pacientes podem superar as dificuldades e ressignificar suas vidas.
É o caso de Valmiro Vieira Soares, 55 anos, um dos 89 pacientes amputados que utilizam os serviços do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir). A rotina do Valmiro foi modificada há pouco mais de um ano e meio em decorrência de sequelas da diabetes, maior causa de amputação de membros no Brasil.

“Eu costumo dizer que aqui no Ceir é 50% medicina e 50% ser humano. Então, nesse período que estou em acompanhamento, evoluí bastante como cidadão e como paciente. Eu cheguei aqui como deficiente e, hoje, eu sou eficiente. O Ceir me transformou em uma pessoa muito eficiente”, comenta Valmiro.
A fisioterapeuta do Ceir, Paula Barros, que acompanha o tratamento de Valmiro desde o início, destaca a importância da campanha. Para ela, é fundamental que a sociedade esteja ciente das possibilidades de prevenção e da capacidade de superação dos desafios após a amputação.
“Essa é uma ação pouco conhecida e que serve para conscientizar a população como prevenir e conscientizar que, mesmo nesses casos que acontecem a amputação, ainda é possível que o paciente tenha uma melhoria na qualidade de vida com o uso da prótese, concedida aqui pelo Centro por meio do Sistema Único de Saúde (SUS)”.
Desde 2008, cerca de 1.112 pessoas com membros amputados utilizaram os serviços do Ceir, desde a reabilitação até o recebimento de próteses confeccionadas sob medida. A Oficina Ortopédica do Centro funciona como um parque industrial que é modelo em fabricação de produtos ortopédicos para todo o país.
Cuiabá - MT UPA Morada do Ouro registra vazamentos pontuais, mas mantém atendimentos normais
Saúde Vacinação contra a gripe no Paraná será aberta para público em geral a partir de segunda
Sergipe Sedetec participa de lançamento de obra que celebra cinco anos da Lei do Gás
Mato Grosso do Sul Com crescimento de 516% na Telessaúde, HRD passa a integrar rede estadual de atendimento digital
Tocantins Hospital e Maternidade Dona Regina completa 27 anos como referência em saúde materno-infantil no Tocantins
Saúde Hospital Eduardo de Menezes promove projeto que acolhe pacientes e melhora experiência de internação Mín. 23° Máx. 25°