Segunda, 25 de Novembro de 2024
25°

Tempo nublado

Salvador, BA

Economia Negócios

Relatório aponta dados de sondagem no setor industrial

O relatório afirma que a produção industrial registrou um avanço, embora mais moderado do que o usual para o período, enquanto o número de empregad...

23/04/2024 às 12h30
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
Canva
Canva

Segundo os dados apresentados pela Sondagem Industrial, publicado no site do Portal da Indústria, divulgada no mês de março de 2024, os empresários industriais demonstraram insatisfação com a situação financeira no início do ano. O relatório afirma que a produção industrial registrou um avanço, embora mais moderado do que o usual para o período, enquanto o número de empregados no setor também apresentou crescimento, contrariando a tendência histórica de queda para o mês de março. 

A publicação mostra também que os empresários enfrentaram problemas como a elevada carga tributária, a demanda interna insuficiente e a falta ou alto custo de matéria-prima, que ganhou destaque no período.

Sobre a Utilização da Capacidade Instalada (UCI), o estudo afirma que o resultado se manteve estável em 68%, alinhada com o esperado para o período, enquanto os estoques apresentaram um pequeno avanço, embora continuem ajustados de acordo com o planejado pelo setor. Além disso, é possível observar no relatório que a insatisfação com as condições financeiras foi evidenciada pelo aumento dos preços de matérias-primas e pela dificuldade adicional de acesso ao crédito, refletida no indicador de satisfação com o lucro operacional.

O estudo divulgado ainda mostra que o índice de satisfação com o lucro operacional atingiu 44,4 pontos no primeiro trimestre de 2024, indicando uma piora na percepção de insatisfação entre os períodos. Além disso, o índice de facilidade de acesso ao crédito registrou 41,5 pontos, sinalizando dificuldade de acesso ao crédito e uma piora nessa percepção entre os trimestres. O aumento nos preços de matérias-primas e a queda na satisfação com a situação financeira também foram destacados no relatório.

Continua após a publicidade

José Antônio Valente, diretor da empresa de franquia Trans Obra, afirmou que os desafios enfrentados e citados pelos empresários do setor não devem ser subestimados, especialmente considerando a alta carga tributária, a demanda interna ainda insuficiente e os problemas relacionados à disponibilidade e ao custo de matéria-prima. José Antônio continuou dizendo que é encorajador ver que, apesar desses obstáculos, a utilização da capacidade instalada se manteve estável e os estoques continuam ajustados de acordo com o planejado pelo setor. “A busca por alternativas na cadeia de suprimentos e a adoção de práticas mais eficientes podem ajudar a mitigar os impactos da escassez e dos altos custos de matéria-prima e além disso, a busca pela inovação contínua e a adaptação às mudanças do mercado também serão fundamentais para garantir a competitividade e a resiliência do setor industrial no futuro”.

Ainda sobre o estudo divulgado, os dados revelam que a elevada carga tributária, a demanda interna insuficiente e a falta ou alto custo de matéria-prima foram os principais problemas enfrentados pela indústria no início de 2024.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários