Os tópicos “Crescimento das vendas” e “atração de clientes” estão entre os principais desafios dos empreendedores brasileiros à frente de MPEs (Micro e Pequenas Empresas), conforme um mapeamento realizado pelo projeto Varejo Inteligente Conecta Brasil. O levantamento é resultado de uma parceria do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e da CDL/BH (Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte) e considera dados de 1.334 MPE de todo o país.
Cerca de 95% das mais de 21 milhões de empresas em atividade no território nacional são micro e pequenos negócios, incluindo os MEIs (Microempreendedores Individuais), conforme publicação da ASN (Agência Sebrae de Notícias. O setor é responsável por 30% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, ainda segundo a agência.
Nesse panorama, o co-founder da Zen Brindes - empresa de brindes personalizados -, Erick Badanai, destaca que o marketing promocional é uma alternativa não apenas para as PMEs, mas para os empreendimentos de todos os portes e setores.
Segundo o empresário, a oferta de brindes como ferramenta de marketing promocional é uma estratégia para aumentar o reconhecimento da marca, promover produtos ou serviços e fidelizar clientes. “Os brindes ajudam a criar uma conexão emocional com o público-alvo, além de proporcionar uma experiência tangível da marca”.
Badanai explica que, quando se trata da seleção de brindes, é essencial considerar o perfil do público-alvo, seus interesses e necessidades. “Os brindes devem ser escolhidos de forma a agregar valor à vida do cliente, sendo úteis, relevantes e de qualidade”. Além disso, segundo ele, a personalização dos brindes com o logotipo e cores da marca é fundamental para reforçar a identidade visual e a memorabilidade da empresa.
“Quanto à forma de oferecer os brindes, é importante pensar em estratégias que maximizem o impacto e o alcance da campanha”, orienta. “Isso pode incluir distribuição em eventos, feiras comerciais, lançamentos de produtos, campanhas sazonais, promoções em redes sociais ou, até mesmo, como brindes de agradecimento após uma compra”, diz ele.
Para ele, também é essencial que a oferta de brindes corporativos esteja alinhada com os objetivos de marketing da empresa, seja para aumentar as vendas, gerar leads, fortalecer o relacionamento com os clientes e colaboradores ou aumentar a visibilidade da marca.
“Além disso, é importante acompanhar os resultados das campanhas de brindes por meio de métricas como o ROI (Retorno sobre o Investimento), taxa de conversão e feedback dos clientes, para ajustar e otimizar futuras estratégias”, afirma.
Para concluir, o co-founder da Zen Brindes ressalta que, para ser bem-sucedida, a estratégia deve ser desenvolvida com o apoio de uma empresa especializada na oferta de brindes personalizados. “A marca deve ter um compromisso com a qualidade, meio ambiente, inovação e criatividade na seleção e personalização dos brindes, garantindo que cada peça contribua de forma significativa para o sucesso das estratégias de brand e marketing”, afirma.
Para mais informações, basta acessar: https://zenbrindes.com.br/
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