Terça, 30 de Abril de 2024
28°

Tempo nublado

Salvador, BA

Agricultura Piauí

Inscrições para o Programa Piauí + Genética são prorrogadas até dia 25 deste mês

As inscrições podem ser feitas presencialmente ou pela internet.

11/04/2024 às 21h53
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Devido à grande procura de produtores interessados em participar do Programa Piauí + Genética, a Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) decidiu prorrogar o prazo de inscrição por mais 15 dias. Pequenos e médios criadores de bovinos terão até dia 25 de abril para realizar a inscrição, solicitando  inseminação artificial em seu rebanho e capacitação para trabalhar com a tecnologia de forma gratuita.

“Nós já sabíamos que esse programa seria um sucesso, porque hoje o pecuarista procura melhorar o rebanho, o manejo, as pastagens, e o Piauí + Genética traz esse acesso e democratização na pecuária para criadores de pequeno e médio porte, que não tinham como usar essa tecnologia por conta do alto investimento”,  disse o secretário Fábio Abreu.  

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Os principais critérios para participar do Piauí + Genética são ter o rebanho cadastrado junto à Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) e possuir uma pequena estrutura de imobilização dos animais em suas propriedades para que a equipe técnica possa atuar com segurança.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Na primeira etapa do programa, a Sada vai selecionar bovinos para inseminação de quatro raças: uma de corte, que é o nelore, e três raças de leite: gir leiteiro, girolando e holandesa. “Já recebemos mais de 300 inscrições dos quatro cantos do Piauí, o que demonstra o grande potencial tecnológico e revolucionário para a pecuária do estado. Levaremos assistência técnica da moderna pecuária, e transformação genética para o rebanho dos criadores, para que eles possam viver dessa atividade e não tê-la apenas como algo de subsistência”, destaca o coordenador do programa e diretor de Inovação Tecnológica da Sada, André Nogueira.

Para realizar as inscrições, existem dois meios, um presencial e outro on-line: produtores podem ir até a regional da Sada mais próxima da sua propriedade ou por meio do site portal.pi.gov.br/sada/programa-piaui-genetica/ . A previsão é que no mês de maio, as inseminações já estejam sendo iniciadas, e o programa continue pelos próximos quatro anos sem interrupção.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários