Domingo, 28 de Abril de 2024
27°

Chuvas esparsas

Salvador, BA

Meio Ambiente Meio Ambiente

Parceria viabiliza estudos para enfrentamento da poluição atmosférica em Congonhas

Levantamento, desenvolvido pela UFMG, está sendo acompanhado Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, por meio do Núcle...

28/03/2024 às 09h13
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
Semad / Divulgação
Semad / Divulgação

Uma parceria firmada entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Prefeitura de Congonhas vai viabilizar estudos e metodologias para enfrentamento da poluição atmosférica no município, especialmente com foco na redução da concentração de poeira. O convênio é pioneiro em Minas Gerais e busca realizar levantamento e diagnóstico das causas da poluição minerária e mitigação de seus efeitos na saúde da população. O estudo, desenvolvido pela UFMG, está sendo acompanhado pelo Núcleo de Monitoramento da Qualidade do Ar e Emissões Atmosféricas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) .

O objetivo é que possam revelar ações e estratégias, que também consigam ser replicadas em outras regiões minerárias do estado. “O Núcleo de Monitoramento da Qualidade do Ar e Emissões Atmosféricas tem empreendido esforços para identificar pontos de melhoria e de piora na qualidade do ar, a fim de apresentar elementos que colaborem para a compreensão de quais medidas adotadas pelos poluidores têm trazido efeitos positivos para a qualidade do ar no município. Nosso objetivo é que essas ações já desenvolvidas pelos empreendedores possam ser mais bem direcionadas, focando sempre no esforço conjunto dos empreendimentos instalados na região”, disse a diretora de Qualidade e Monitoramento Ambiental da Semad, Priscila Koch.

Estudo

O escopo do estudo é bastante amplo e utilizará as melhores ferramentas e técnicas de modelagem da dispersão atmosférica; simulações numéricas computacionais do escoamento turbulento relacionado às pilhas de estocagem e vias de tráfego; avaliação da configuração dos pátios de estocagem; quantificação dos efeitos das metodologias de controle das emissões como, por exemplo: aplicação de tratamento de superfície, barreiras artificiais porosas, barreiras naturais de vegetação, dentre outras. Ele também tratará da calibração de modelo fotoquímico para representar a formação e o transporte de material particulado e ozônio, e seus respectivos impactos na qualidade do ar.

“As iniciativas da prefeitura e o escopo do estudo estão alinhados com o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Semad na elaboração e definição de ações e estratégias para a redução das emissões atmosféricas no âmbito do Plano de Controle das Emissões Atmosféricas (PCEA-MG), no qual Congonhas é um dos municípios abrangidos”, destaca o subsecretário de Gestão Ambiental da Semad, Diogo Franco.

Força-tarefa

Desde 2020 o órgão ambiental vem apoiando tecnicamente e subsidiando as discussões com o município e empreendimentos por meio do acompanhamento dos dados de monitoramento da qualidade do ar.

Um dos resultados das discussões e de todos os esforços empenhados foi a criação de um projeto piloto no Distrito de Lobo Leite, que se consistiu em um plano de ação com a participação de empresas instaladas ao redor e a comunidade para a realização de ações de mitigação de poeira fora dos limites dos empreendimentos, que surtiram efeitos positivos na qualidade do ar.

Atribuições da Semad

A Semad tem a atribuição de realizar o acompanhamento dos níveis de concentração dos poluentes no ar ambiente, de fazer a divulgação diária do índice de qualidade do ar e de sistematizar a análise de dados para subsidiar o aprimoramento das políticas públicas, em cumprimento a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público Estadual (MP) e as empresas.

Monitoramento da qualidade do ar

Em junho de 2017, foi criado o Centro Supervisório de Monitoramento do Ar no município, com o objetivo de monitorar as concentrações de poluentes atmosféricos devido à intensa atividade minerária.

Em 2018, foi implementada a rede de monitoramento da qualidade do ar na cidade, com a instalação de 13 estações de monitoramento nos bairros Matriz, Basílica, Jardim Profeta, Pires, Plataforma e Lobo Leite, além de sete nas áreas das mineradoras CSN Mineração, Vale, Ferrous, Ferro+ e Gerdau.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários