Em continuidade às ações alusivas ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, o governo do Acre mobilizou a comunidade escolar do Instituto de Educação Lourenço Filho (IEL), em Rio Branco, nesta terça-feira, 19, em mais uma etapa do Circuito Ambiental.
Nos dois dias de ação, foram atendidos mais de 550 estudantes nas duas instituições de ensino. As atividades alusivas continuam, ainda na sexta-feira, 22, com o Seminário “A Água nos Une, o Clima nos Move”, com a palestra Impacto das Mudanças no Regime Hídrico do Estado do Acre, que ocorre na Biblioteca Pública das 8h às 13h.
A sensibilização teve como foco apresentar aos alunos práticas ambientais responsáveis, mostrando as políticas ambientais do Acre. O objetivo principal é reforçar a importância de conservar esse recurso natural essencial para a vida humana, em ação efetuada por meio de parceria entre as secretarias estaduais do Meio Ambiente (Sema), Educação (SEE), Saúde (Sesacre) e Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac).
Este ano o tema escolhido foi “A água nos une, o clima nos move”. A secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, reforçou que a Sema tem atuado com políticas públicas direcionadas à conservação da água.
“Falar sobre a importância dos recursos hídricos, da água, especialmente para alunos, é gerar um processo de sensibilização, que é levado para dentro de casa. No cenário que estamos enfrentando, de eventos extremos como cheia e seca, entender os efeitos que causam e a necessidade da conservação desse recurso tão precioso à vida é fundamental”, disse.
O estudante do 1º Ano do Ensino Médio do IEL Maydson Rodrigues Vieira dos Santos, de 15 anos, aprovou a ação. “Eu explorei tudo o que trouxeram para cá. Fui em todas as salas onde tinha atividades. É para melhorar os nossos conhecimentos”, afirmou.
A secretária destacou ainda a ação integrada das pastas do governo no Circuito Ambiental e do compromisso técnico com a agenda, desde o planejamento até a operacionalização, aliando o conhecimento teórico à prática de atividades diversas, para facilitar o entendimento das informações passadas. “É uma agenda de muito impacto”, afirmou.
A diretora de Recursos Hídricos e Fauna do Imac, Paola Daniel, reforçou a importância da iniciativa: “Levar esse conhecimento aos alunos é resgatar e repassar a importância de termos um olhar especial para esse bem tão importante e primordial para a vida terrestre”.
O chefe do Departamento de Inovações Educacionais da SEE, Anderson Melo, mencionou a importância da atividade, que capacita os alunos a se tornarem multiplicadores de informação.“Desde o ano passado, temos na secretaria um programa chamado Escola Verde, que trata de várias temáticas dentro das pautas ambientais, e uma delas é a água”, relatou.
O coordenador do IEL, Adriano Melo, destacou a relevância de “cuidar para que as futuras gerações futuras não sofram e tenham conservado esse bem tão precioso”.
Mín. 22° Máx. 24°