
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Coordenação de Epidemiologia, vai intensificar o acompanhamento do sistema de informações relativas aos casos de dengue atualizados pelos municípios. O objetivo é evitar a ocorrência de subnotificações de casos da doença no estado.
Com 3.304 casos prováveis de dengue contabilizados até a 11ª Semana Epidemiológica, 45% dos municípios piauienses ainda não tiveram notificação da doença. Neste sentido, a Sesapi pretende reforçar o trabalho com as regionais de saúde para um melhor diagnóstico epidemiológico.

“A preocupação é saber se os municípios estão silenciosos porque não existem casos ou se há subnotificação. Precisamos trabalhar isso enquanto município e vigilância, pois é através desses dados que todas as ações são orientadas”, alerta a coordenadora de epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa.
Com esta ação, o intuito da Sesapié fortalecer toda a vigilância para conter o avanço da doença no estado. “Fazemos um alerta a todos os municípios e profissionais de saúde, que verifiquem se essa é uma ação existente, porque precisamos estimular a atenção básica no tocante a dengue”, conclui Amélia Costa.
Saúde Estado debate aperfeiçoamento dos consórcios para ampliar atendimentos e reduzir tempo de espera por procedimentos
Saúde Estratégia inovadora: projetos-padrão aceleram obras da saúde em todo o Paraná
Saúde Investimento recorde para universalizar saneamento é destaque de campanha da Sanepar
Saúde Hospital Regional Ruth Cardoso amplia oferta de exames para diagnósticos de doenças do trato urinário
Marabá - PA SMS: Gestores participam de capacitação sobre liderança, saúde mental e prevenção ao assédio moral
Cuiabá - MT Cuiabá mantém controle da meningite e reforça vacinação em 72 unidades de saúde Mín. 25° Máx. 26°