
Gestores estaduais, municipais, profissionais da saúde e todo o país realizam, neste sábado (2) atividades para mobilizar a sociedade para a importância da prevenção da dengue e da eliminação dos focos do Aedes aegpty, no Dia D de Mobilização Contra a Dengue.
A ação tem a participação maciça de agentes de saúde, ministros, governadores, prefeitos e secretários para serem porta-vozes no combate ao mosquito Aedes aegypti .
A ideia é que o período de dez minutos é tempo suficiente para garantir que caixas d´água estejam bem fechadas, para jogar areia nos vasos de planta, garantir que os sacos de lixo estejam bem amarrados, conferir calhas, evitar pneus em locais descobertos, não acumular sucatas e entulhos e esvaziar garrafas PET, potes e vasos.
De acordo com o Ministério da Saúde, as ações do Dia D, em alguns estados, podem ser conferidas abaixo.
Alagoas : atividades para orientação da população sobre medidas preventivas e eliminação de criadouros do mosquito.
Bahia : visita aos imóveis nas comunidades com maior incidência de dengue para vistoriar e promover a limpeza e orientar a população.
Ceará : blitz educativa com panfletagem, visita a residências, identificação de criadouros.
Distrito Federal : mobilização no bairro Sol Nascente, na Ceilândia, com vistorias domiciliares, entre outras ações.
Espírito Santo : ação de limpeza e recolhimento de entulhos, visita às residências e estabelecimentos comerciais para identificação de criadouros.
Goiás : visitas domiciliares e manejo ambiental, atendimento médico, orientações à população.
Maranhão : atividades de educação e conscientização para o combate ao mosquito, blitz educativa.
Paraíba : pit stop de conscientização e orientação, ação educativa nas escolas.
Piauí : mutirão de limpeza nas ruas, com orientações para prevenção ao mosquito aos profissionais de saúde e população.
Rio de Janeiro : atendimentos e orientações de prevenção contra o mosquito, visita aos bairros verificando focos do mosquito e limpeza.
Rio Grande do Norte : ações de treinamento da população epara vistoria e identificação de focos do mosquito e prevenção dos criadouros.
Rio Grande do Sul : ação de reforço nos bairros para vistoria dos agentes e prevenção.
Sergipe : atividades na unidade de saúde.
Tocantins : mutirão de visitas domiciliares.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, está no município de Serra (ES), neste sábado (2), para o Dia D de Mobilização Contra a Dengue.
A visita da ministra à Unidade Regional de Feu Rosa, no município capitação será transmitida no Youtube do Ministério da Saúde .
Cuiabá - MT Vacinação domiciliar amplia proteção contra influenza para pacientes acamados e com mobilidade reduzida em Cuiabá
Saúde Governo de Santa Catarina amplia acesso a cirurgias plásticas reparadoras e reduz fila de espera
Saúde Hospital Dermatológico do Paraná é referência no tratamento integral e gratuito de vitiligo
Saúde Estado debate aperfeiçoamento dos consórcios para ampliar atendimentos e reduzir tempo de espera por procedimentos
Saúde Estratégia inovadora: projetos-padrão aceleram obras da saúde em todo o Paraná
Saúde Investimento recorde para universalizar saneamento é destaque de campanha da Sanepar
Saúde Hospital Regional Ruth Cardoso amplia oferta de exames para diagnósticos de doenças do trato urinário
Marabá - PA SMS: Gestores participam de capacitação sobre liderança, saúde mental e prevenção ao assédio moral
Cuiabá - MT Cuiabá mantém controle da meningite e reforça vacinação em 72 unidades de saúde Mín. 25° Máx. 26°