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Samsung SDS oferece solução logística durante seca no Norte

A Samsung SDS desenvolveu uma solução em parceria com a Transportes Bertolini para a região Norte, que teve o segundo maior período de seca desde 1...

21/02/2024 às 15h48
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Agência Dino
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Reprodução: Samsung SDS
Reprodução: Samsung SDS

A Samsung SDS, desenvolveu solução logística durante o período de seca que afetou o Norte do país durante a primavera de 2023, quando a região registrou os menores volumes de chuva do Brasil. Durante os meses de novembro e dezembro, os principais rios da região amazônica, como o Negro e Solimões, ficaram com o volume de água abaixo da média, o que trouxe prejuízos à navegação.

Segundo dados divulgados pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil), órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária, a primavera do último ano foi a segunda mais seca desde 1961 nas regiões Norte e Nordeste, ficando atrás apenas do ano de 2015. Nos estados do Amapá, Rondônia e centro-norte do Pará, os volumes de chuva foram inferiores a 250 milímetros, considerados abaixo da média histórica.

Segundo a avaliação do órgão,  esse fenômeno é resultado de fatores como o El Niño e o aquecimento do Oceano Atlântico Norte. Um exemplo disso é a cidade de Conceição do Araguaia (PA), que costuma registrar chuvas de 450 mm na primavera, registrou acumulados de apenas 131 mm nas estações meteorológicas do Inmet. 

Rosa Amador, diretora comercial da Samsung SDS, ressalva que esta foi uma das maiores seca da história da região amazônica, afetando milhões de pessoas e comprometeu o escoamento de cargas do Polo Industrial de Manaus.

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“A Samsung SDS se antecipou à estiagem e conseguiu reduzir os impactos que seriam causados pela seca do Rio Amazonas, oferecendo suporte aos clientes através da solução desenvolvida para esse período em parceria com a Transportes Bertolini.”, diz.

Ela explica que, ao longo dos meses de seca, a solução foi utilizar balsas para conectar o Porto de Manaus ao resto do Brasil com uso de portos privados, o que foi essencial para evitar o congestionamento de cargas da região.

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“Nesse período, mais de 1500 TEUS (Twenty-foot Equivalent Unit, unidade equivalente a 20 pés) foram transportados com uma operação multimodal, utilizando rotas alternativas rodoviárias, balsas dedicadas e finalizando as operações com cabotagem para os principais portos brasileiros”, detalha Rosa Amador.

Carlos Mensato, diretor comercial da Transportes Bertolini, destaca que a companhia já prevê e se prepara para a continuidade ou mesmo agravamento da severidade climática na região, tendo em vista previsões para 2024. “Os desafios do clima, aliados a uma tendência de atendimento cada vez mais personalizada, criam um novo cenário para a logística”, comenta. 

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De acordo com a diretora comercial da Samsung SDS, o serviço teve como objetivo garantir o abastecimento local para os clientes, além de solucionar possíveis problemas relacionados à saída dos produtos do Polo Industrial para todo o Brasil, o que contribuiu para realização efetiva das ações da Black Friday dos seus clientes.

Para conhecer mais sobre os serviços logísticos da Samsung SDS, basta acessar: https://www.samsungsds.com/la/index.html

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