Thursday, 25 de June de 2026
25°

Tempo limpo

Salvador, BA

Saúde Amazonas

Wilson Lima dá continuidade a tratativas com médicos para a manutenção dos serviços de saúde

FOTOS: Diego Peres / Secom

20/02/2024 às 01h02
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Agência Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTOS: Diego Peres / Secom

Em continuidade às conversas com membros das empresas médicas que prestam serviços para o Estado, o governador Wilson Lima reuniu, na sede do Governo do Amazonas, nesta segunda-feira (19/02), com representantes da categoria para uma nova rodada de negociações de pagamentos, em que foram definidos os repasses referentes ao pagamento dos meses de novembro e dezembro de 2023. Com isso, fica garantida a continuidade dos serviços da rede pública estadual de Saúde.

Na reunião desta segunda-feira, o governador ressaltou que o Estado, mesmo com questões financeiras, segue disposto a honrar seus compromissos. Ficou acordado que os pagamentos referentes aos dois últimos meses de 2023 serão efetuados a partir do mês de março, em sete parcelas. Já o pagamento do mês corrente será realizado entre os dias 21 e 25 do mês seguinte.

Participaram do encontro na sede do governo cerca de 20 representantes de empresas médicas.

Continua após a publicidade
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTOS: Diego Peres / Secom

Os secretários estaduais Anoar Samad (Saúde), Flávio Antony (Casa Civil) e Sérgio Litaiff (de Governo) também estiveram na reunião, acompanhados de técnicos da Secretaria de Fazenda (Sefaz), designados pelo secretário Alex Del Giglio.

Continua após a publicidade

Em dezembro do ano passado, Wilson Lima já havia recebido a categoria para negociar os pagamentos referentes aos meses de agosto, setembro e outubro, que foram quitados pelo Estado até o mês de janeiro de 2024, iniciando uma nova rodada de negociação referentes aos pagamentos que haviam ficado pendentes. Na ocasião foi apresentada a situação fiscal do Estado, com queda na arrecadação que gerou uma perda de receita de aproximadamente R$600 milhões.

Segundo Francisco Santos, da Cooperativa de Neonatologia (Coopaneo), a proposta aceita pela categoria dá tranquilidade e segurança aos médicos. “A gente entende a situação do Estado, mas o governador entendeu nossa situação também. Acho que você conseguir trabalhar tendo a calma que vai receber no mês seguinte, isso é importante. Então, a gente conseguiu o que a gente queria e para a gente continuar trabalhando com tranquilidade e segurança para poder prestar o melhor atendimento à população”, disse.

Continua após a publicidade
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTOS: Diego Peres / Secom

Cecília Granjeiro, da Clínica Neurocirúrgica do Amazonas (CNA), disse que na mesa de negociação foi possível chegar ao acordo esperado. “Tivemos uma reunião tranquila com o governador, com o secretário de Saúde, chegamos a um acordo e esperamos que tudo seja sanado e que as pendências sejam resolvidas o mais breve possível”, destacou.

“O governador, cumprindo com as reuniões, tinha sinalizado e nos recebeu para garantir que o trabalho siga normalmente e que ele consiga fazer os ajustes dentro do que o Estado pode, para trazer tranquilidade para os colegas que estão trabalhando e o serviço vai continuar normalmente”, disse Victor Hugo Barros, representante Cooperativa de Clínica Médica (Cooperclim).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários