
O HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) realizou na quinta-feira (15) a formatura de mais uma turma de residência multiprofissional em saúde nas áreas de concentração intensivismo e materno-infantil.
Ao todo, a turma 2022-2024 conta com 13 profissionais entre enfermeiros, fisioterapeutas nutricionistas e assistentes sociais, que concluíram o ciclo de dois anos de especialização no HRMS e estão preparados para atuarem em equipe multiprofissional.
"Falar aqui desses dois anos não é fácil, colocar em uma folha de papel tudo o que vivemos é praticamente impossível. Iniciamos a nossa jornada no dia 1º de março de 2022 e hoje, dia 15 de fevereiro de 2024, encerramos um ciclo. Passamos por situações inimagináveis, aprendemos a lidar com os mais diversos casos e hoje saímos daqui mais fortes do que nunca. Crescemos humanamente e profissionalmente. Fizemos dos nossos colegas, nosso suporte, nossa família", discursou a oradora da turma, assistente social Adriane Cristina da Silva.
Em homenagem aos familiares, a enfermeira Geynise Késsia Alves Rodrigues Monteiro expressou a gratidão pelo apoio, amor e compreensão dispensados aos formandos ao longo da jornada de residência.
"Desde o momento em que recebemos a notícia emocionante da aprovação na residência até os dias cansativos de trabalho, sempre estiveram ao nosso lado, nos encorajando, nos apoiando e nos ajudando a superar os desafios. Cada gesto de carinho, cada palavra de incentivo, cada refeição preparada com tanto amor foram como bálsamos que fortaleceram nossos espíritos e nos impulsionaram adiante", afirmou em discurso emocionante.


Aos mestres, o discurso também foi de gratidão pela dedicação, lições que proporcionaram a ampliação de um olhar técnico e humanizado, conforme as palavras da Fisioterapeuta Ana Paula Guimarães Adomaitis.
"Vocês foram responsáveis por nos guiar para além do conhecimento teórico e prático, possibilitando a ampliação do olhar técnico para um olhar mais humanizado, algo muito importante para a excelência dos profissionais nos dias atuais. Chegar ao final desta jornada não foi fácil, mas com dedicação e apoio uns dos outros nós crescemos e evoluímos. Acredito que as lições aprendidas moldaram nossa prática profissional, e fortaleceram nossa vivência, nos capacitando para enfrentar os desafios futuros".
"Foram dois anos de intensa dedicação ao Programa de Residência Multiprofissional e, principalmente, dedicação e cuidado com os pacientes do Hospital Regional. Foram exatas 5.760 horas de programa, 60 horas semanais intensas de muito trabalho e estudo, sacrificando inúmeros finais de semanas, feriados e tantas noites de sonho em busca do sonho de se tornarem especialistas", discursou a Coordenadora da COREMU e Coordenadora do Apoio Técnico Assistencial, Viviani Teixeira dos Santos.
A formatura da turma 2022-2024 marca o encerramento do ciclo de parceria com a Universidade Anhanguera Uniderp na formação de especialistas, já que a partir deste ano o HRMS terá total autonomia para certificar os programas de Residência Multiprofissional. Além disso, 2024 marca também o início dos programas de residências uniprofissionais em enfermagem, fisioterapia e nutrição. Iniciado em 2012, o Programa de Residência Multiprofissional já formou 137 especialistas.


A formatura contou com a participação de amigos e familiares dos formandos, além do diretor-geral do HRMS, Dr Paulo Eduardo Limberger, da diretora de Ensino, Pesquisa e Qualidade Institucional, Dra Roberta Higa, da coordenadora de Enfermagem, Adriana Gama e demais colaboradores que de alguma forma contribuíram na formação dos especialistas.
Joilson Francelino, Comunicação Funsau/HRMS
Fotos: Joilson Francelino
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual debatem elaboração de plano de prevenção ao suicídio no Piauí
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual debatem ações para elaboração de plano de prevenção ao suicídio no Piauí
Saúde Estado oferece tratamento multidisciplinar para pacientes que receberam polilaminina
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual avançam na elaboração de plano de prevenção ao suicídio no Piauí
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual avançam na elaboração de plano prevenção ao suicídio no Piauí
Ceará HUC realiza 100 mil consultas médicas em pouco mais de um ano de funcionamento
Cuiabá - MT Cuiabá inicia vacinação com a Pneumo 20 em todas as USFs nesta sexta-feira
Ceará Helv realiza primeira hernioplastia por vídeo e amplia acesso a cirurgia minimamente invasiva pelo SUS
Mato Grosso do Sul Iniciativa de sucesso, Caravana da Castração conclui atividades na próxima quarta em Paraíso das Águas Mín. 25° Máx. 26°