
O coronel Charles da Silva Santos assumiu nesta sexta-feira, 1, o cargo de comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC). A cerimônia de passagem de comando ocorreu na sede da corporação, em Rio Branco, e contou com a presença do governador Gladson Cameli.

Santos substitui o coronel Carlos Batista, que ocupava o posto desde outubro de 2017. O novo comandante-geral é acreano de Rio Branco e ingressou às fileiras do CBMAC em 1994, como aluno oficial. Em dezembro de 1996 foi declarado aspirante a oficial e é coronel desde 2018. Atualmente, o militar exercia a função de subcomandante-geral, cargo que passa a ser ocupado pelo coronel Eden Santos.
Em seu discurso, coronel Charles relembrou o início de sua carreira militar, bem como os desafios enfrentados na profissão, que tem como missão primordial salvaguardar vidas. Ao alcançar o posto máximo do CBMAC, Santos declarou ainda que honrará a confiança dada a ele com muita dedicação e responsabilidade.

“Essa é a consagração de uma carreira e temos o dever de continuar servindo da melhor forma possível a população. O governo do Estado tem nos oferecido, dentro das condições possíveis, o aparelhamento necessário para o desenvolvimento dos nossos trabalhos”, declarou.
Ao fazer uso da palavra, o governador Gladson Cameli desejou sucesso ao novo comandante e agradeceu Batista pelos anos à frente do Corpo Bombeiros. Na oportunidade, o gestor falou sobre os esforços do Estado para o fortalecimento da corporação militar.
“Tenho certeza que o coronel Charles fará um excelente trabalho e estou à disposição para ajudar no crescimento do Corpo de Bombeiros. Ao Batista, o meu muito obrigado por todos esses anos de dedicação ao nosso estado. Essa instituição é tratada com prioridade pelo governo. Prova disso é que estamos reestruturando o Corpo de Bombeiros com equipamentos modernos e, ainda este ano, estaremos convocando quase 200 novos soldados”, afirmou Cameli.

Após 31 anos de serviços prestados ao Corpo de Bombeiros e à sociedade, coronel Batista anunciou sua ida para a reserva remunerada da instituição. Como forma de reconhecimento, o ex-comandante foi homenageado na cerimônia com a entrega da Medalha Capacete Bombeiro Militar Major Nizomar Araújo Maia.
“Saio com o sentimento de dever cumprido e, em todos estes anos, servi com muita dedicação. Como foi o caso do combate ao incêndio no prédio da Assembleia Legislativa, onde pude ajudar no resgate as pessoas que não conseguiram sair, e também durante a grande enchente do Rio Madeira, em 2014”, enfatizou Batista.
O evento contou ainda com a participação do secretário de Justiça e Segurança Pública, Paulo Cezar Rocha dos Santos; do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo César Gomes; da secretária adjunta de Justiça e Segurança Pública, Márdi do chefe da Casa Militar em exercício, coronel Carlos Negreiros; do presidente do Instituto Socioeducativo do Acre, Mário César Freitas; do delegado-geral da Polícia Civil, Josemar Portes; do secretário de Planejamento e Gestão, Ricardo Brandão; do Procurador-Geral do Estado, Marcos Motta; e do deputado federal Alan Rick; entre outras autoridades.




















Ceará Dia do Operador Aerotático: pelos céus do Ceará, profissionais auxiliam a Segurança Pública em diversos tipos de missões
Segurança Pública PMPR apreende mais de 5 toneladas de maconha em operações no Oeste
Piauí Secretaria da Segurança inaugura espaço Pit Stop da Cidadania para motoristas de aplicativo nesta quinta (25)
Ceará Programação da 62ª Semana de Prevenção do Corpo de Bombeiros do Ceará tem início neste sábado (27)
Segurança Pública Em ação integrada, PMPR recupera joias roubadas em shopping de Curitiba
Segurança Pública PCPR mira organização de produção e distribuição de drogas para diversos estados
Ceará Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra suspeito de feminicídio em Morrinhos
Celular Seguro “Muita coisa vai mudar se ousarem roubar um celular daqui para frente”, diz Lula no lançamento da nova fase do Celular Seguro.
Sergipe Rua São João recebe ainda mais visitantes durante nova edição da Segundona do Turista Mín. 25° Máx. 26°