Thursday, 25 de June de 2026
25°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Saúde Goiás

Vacinação contra a dengue começa na quinta (15/02)

Secretaria de Estado da Saúde de Goiás recebeu 72.818 doses da vacina. Com 14.439 casos e 6 óbitos confirmados, doença preocupa autoridades sanitárias

10/02/2024 às 13h22
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Goiás
Compartilhe:
Vacina Qdenga chega a Goiás e 51 municípios iniciarão a vacinação na próxima quinta-feira (15/02) (Foto: Iron Braz)
Vacina Qdenga chega a Goiás e 51 municípios iniciarão a vacinação na próxima quinta-feira (15/02) (Foto: Iron Braz)

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás recebeu 72.818 doses da vacina contra a dengue (Qdenga) na última quinta-feira (08/02) e conclui a distribuição para as regionais de todas as doses na sexta-feira (09/02). Seguindo orientação do Ministério da Saúde, neste primeiro momento, serão atendidos 51 municípios goianos das regionais Central (26) e Centro-Sul (25).

A vacinação contra a dengue começa nos 51 municípios a partir da próxima quinta-feira (15/02).

A faixa etária, que originalmente foi definida de 10 a 14 anos, está restringida, neste momento, para 10 e 11 anos, em função do quantitativo reduzido de doses recebidas pelo Ministério da Saúde.

O subsecretário de Vigilância e Atenção Integral à Saúde da SES-GO, Luciano de Moura Carvalho, reforça que, mesmo com a chegada das vacinas, os cuidados não devem parar.

Continua após a publicidade

“Todas as novas estratégias são bem-vindas. É uma alegria receber as primeiras doses, mas precisamos ter em mente que o resultado da vacina é a médio e longo prazo, então não podemos descuidar das medidas de controle do vetor.”

Goiás registra atualmente 14.439 casos confirmados, mais de 36 mil notificados e 6 óbitos confirmados. Luciano de Moura reforça a importância do envolvimento da população no combate ao mosquito vetor da doença.

Continua após a publicidade

“É imprescindível, neste momento, um esforço para eliminar os criadouros do mosquito e,ao sentir os primeiros sintomas, iniciar hidratação imediatamente e procurar atendimento médico.”

Estratégia de vacinação contra a dengue

A estratégia definida em conjunto com secretários municipais de saúde, a SES e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems) é que os 51 municípios iniciem ao mesmo tempo a vacinação, para que não ocorra migração de pessoas de uma cidade para outra em busca da imunização.

Continua após a publicidade

Além disso, alguns municípios ainda estão finalizando a capacitação das equipes para receber e utilizar a vacina. A Secretaria de Estado da Saúde espera receber mais 36 mil doses na próxima quarta-feira (14/02).

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, todas as decisões foram tomadas em conjunto.

“Todas esses critérios foram elencados pelos municípios, discutidos e colocados em votação. Foi tudo consensual para que começássemos na quinta-feira. Inclusive muitos iniciarão a vacinação em escolas, que é uma orientação do Ministério da Saúde porque essa faixa etária está na escola e lá é possível acompanhar e dar seguimento à imunização, que tem duas doses.”

Restrições

A recomendação é que gestantes, idosos e imunodeprimidos não devem tomar a vacina. Além disso, quem teve dengue há menos de seis meses também não deve se imunizar. O ideal, nesse caso, é esperar o prazo de seis meses para só depois procurar uma sala de vacina.

Saiba mais

Goiás declara situação de emergência por causa da dengue

Secretaria da Saúde – Governo de Goiás

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários