
A alta incidência de infestação do mosquito ‘Aedes aegypti’ – que transmite dengue e outras doenças – e o aumento de casos registrados em Mato Grosso do Sul provoca alerta da SES (Secretaria de Estado de Saúde), que já mobiliza ações complementares em todo o Estado.
“Desde o ano passado a Secretaria de Estado de Saúde iniciou uma campanha de combate à dengue, nos primeiros dias de dezembro, porque prevíamos a possibilidade de epidemia. Já temos previsão de receber a vacina contra a doença e damos todo o suporte para o trabalho nos 79 municípios. Mas a sociedade precisa atuar no combate, é uma responsabilidade muito grande que cabe a cada um”, disse o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões.
Municípios localizados na faixa de fronteira com o Paraguai – Aral Moreira, Sete Quedas, Paranhos e Coronel Sapucaia –, e na divisa com Minas Gerais e Goiás, estados que já decretaram situação de emergência por conta da dengue, apresentam a maior incidência de casos prováveis, de acordo com o boletim epidemiológico da SES, divulgado na terça-feira (6).


Enquanto a Cepdec (Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil) coordena atuação conjunta dos órgãos estaduais e municipais com o apoio das Forças Armadas – Exército, Marinha e Aeronáutica –, o alerta para que a população continue a eliminar focos de proliferação do vetor continua válido.
“Eliminar recipientes com água, dentro de fora de casa, é a principal medida para evitar a proliferação do mosquito e com isso a doença. Cuide do seu quintal, limpe a casa, descarte o lixo da forma correta, para que não tenha água parada em latas, garrafas e outros recipientes. É importante ficar atento e sempre vistoriar seu quintal, sem esquecer da parte de dentro da residência”, afirmou Mauro Lúcio Rosário, coordenador estadual de controle de vetores da SES.
É dentro das residências que estão 80% dos focos de proliferação do mosquito ‘Aedes aegypti’, e por isso a SES alerta a população, para que contribua nas ações de controle e extinção dos criadouros.
O Ministério da Saúde divulgou que para combater os focos do mosquito bastam dez minutos da rotina de acordo com a realidade de moradia de cada um. Dez minutos é o tempo necessário para garantir que caixas d´água estejam bem fechadas, para jogar areia nos vasos de planta, garantir que os sacos de lixo estejam bem amarrados, conferir calhas, evitar pneus em locais descobertos, não acumular sucatas e entulhos e esvaziar garrafas PET, potes e vasos de maneira correto.
O reforço da importância do engajamento da população no combate ao mosquito também foi discutido em reunião esta manhã (9), entre a SES e a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), de Campo Grande.
No encontro a Cepdec e a Coordenação Estadual de Controle de Vetores da SES estabeleceu a forma de atuação para atender os pontos estratégicos de visitação para controle mecânico dos focos em Campo Grande. “Vamos contribuir com as visitas domiciliares, com o apoio das forças de segurança, no sentido de atuar com visitação, força tarefa e mutirões, de acordo com a necessidade, para bloqueio e retirada de materiais que acumulam água e podem servir de criadouros”, explicou Mauro Lúcio.
O trabalho conjunto, de vistorias em áreas prioritárias e com maior número de moradores, deve ter início após o período e Carnaval.
Vacinação
O Ministério da Saúde iniciou ontem (8), a distribuição das vacinas contra dengue para os municípios que atendem aos critérios definidos. A operação logística irá trabalhar ininterruptamente nos próximos dias para garantir a entrega o mais breve possível.
A imunização começa pelas crianças de 10 a 11 anos e irá avançar a faixa etária progressivamente, assim que novos lotes forem entregues pelo laboratório fabricante. A estratégia, de início da vacinação por faixa etária, permite que mais municípios recebam as doses neste primeiro momento e também é baseada no maior índice de hospitalização por dengue dentro da faixa etária de 10 a 14 anos.
O lote inicial de vacinas, com 712 mil doses, será enviado para Mato Grosso do Sul, com previsão de chegar nos próximos dias , e outros oito estados, além do Distrito Federal, contemplando 315 municípios.
Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende (destaque) / Rogério Vidmantas (PMD) - vacina da dengue
---------------------
Leia mais:
Mato Grosso do Sul vai receber 41.783 vacinas contra a dengue do Ministério da Saúde
Guerra ao mosquito: com 80% de focos nas casas, governo mobiliza ações em todo MS
Ceará HUC realiza 100 mil consultas médicas em pouco mais de um ano de funcionamento
Cuiabá - MT Cuiabá inicia vacinação com a Pneumo 20 em todas as USFs nesta sexta-feira
Ceará Helv realiza primeira hernioplastia por vídeo e amplia acesso a cirurgia minimamente invasiva pelo SUS
Mato Grosso do Sul Iniciativa de sucesso, Caravana da Castração conclui atividades na próxima quarta em Paraíso das Águas
Piauí Rafael Fonteles entrega reforma do Ambulatório Azul do HGV e amplia capacidade para mais de 20 mil atendimentos por mês, além de novos exames
Cuiabá - MT Vacinação domiciliar amplia proteção contra influenza para pacientes acamados e com mobilidade reduzida em Cuiabá
Saúde Governo de Santa Catarina amplia acesso a cirurgias plásticas reparadoras e reduz fila de espera
Saúde Hospital Dermatológico do Paraná é referência no tratamento integral e gratuito de vitiligo
Saúde Estado debate aperfeiçoamento dos consórcios para ampliar atendimentos e reduzir tempo de espera por procedimentos Mín. 25° Máx. 26°