
Foto: Bruna Matos
Na tarde de quarta-feira, 07, o governador do Estado, Jorginho Mello, e a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, participaram de uma reunião técnica com a ministra da Saúde, Nísia Trindade. O tema da web conferência foi o cenário da dengue no país.
Para a ministra, é preciso fortalecer a rede de saúde para enfrentamento do cenário da doença no Brasil. “Temos que reforçar os cuidados para evitar mais mortes. Nosso objetivo é reforçar a resposta do Sistema Único de Saúde (SUS) frente a esse aumento de casos”, afirma Nísia Trindade.
O encontro trouxe a apresentação do cenário da dengue em todo o Brasil e o debate das pastas para minimizar os efeitos da doença. O país tem mais de 360 mil casos confirmados de dengue, com 40 óbitos. O Distrito Federal, atualmente, lidera o número de casos, com mais de 46 mil casos confirmados de dengue. Santa Catarina aparece em sétimo lugar, com pouco mais de oito mil casos prováveis da doença.
O governador Jorginho Mello apresentou as principais ações já desencadeadas em Santa Catarina para o combate à dengue. “Percebemos que nesse ano a curva dos casos começou antes do que no ano passado e por isso, nossas ações também já foram antecipadas. Como, por exemplo, a limpeza dos pátios e os repasses financeiros já feitos em 2023 de R$ 10 milhões e agora em 2024, com uma primeira parcela de R$ 5 milhões”, destacou o governador. Uma outra parcela que deve ser repassada em fevereiro está atrelada a resposta de um questionário por parte dos municípios, para que se tenha um diagnóstico da situação atual de cada um dos municípios catarinenses.
A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, informou que Santa Catarina já atualizou o Plano de Contingência e que segue com as ações de prevenção, apoiando os municípios. “Temos que destacar que só a vacina não vai ser suficiente nesse momento. É uma tecnologia nova, mas não vai ter o impacto que gostaríamos, por conta da quantidade de doses disponíveis. Por isso, precisamos passar para a população que essa não pode ser a única saída. Cada um precisa fazer sua parte.”, alerta a secretária.
Além disso, Carmen Zanotto pediu para o Ministério da Saúde (MS) a atualização da portaria que trata do número de agentes de endemias no estado. “Isso faz diferença na rotina de prevenção à dengue. Esses profissionais que estão perto da população, precisamos de todo o apoio neste momento”. Outro ponto que a secretária alertou é sobre a participação das entidades médicas. “Precisamos alertar e capacitar todos os médicos sobre o manejo clínico da doença. Não podemos ter diagnóstico tardio para dengue”, finalizou Carmen.
Informações adicionais para a imprensa:
Amanda Mariano / Bruna Matos / Patrícia Pozzo
NUCOM – Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive)
Secretaria de Estado da Saúde
Fone: (48) 3664-7406 | 3664-7402
E-mail: divecomunicacao@saude.sc.gov.br
www.dive.sc.gov.br
Instagram: @divesantacatarina
Facebook: /divesantacatarina
Ceará HUC realiza 100 mil consultas médicas em pouco mais de um ano de funcionamento
Cuiabá - MT Cuiabá inicia vacinação com a Pneumo 20 em todas as USFs nesta sexta-feira
Ceará Helv realiza primeira hernioplastia por vídeo e amplia acesso a cirurgia minimamente invasiva pelo SUS
Mato Grosso do Sul Iniciativa de sucesso, Caravana da Castração conclui atividades na próxima quarta em Paraíso das Águas
Piauí Rafael Fonteles entrega reforma do Ambulatório Azul do HGV e amplia capacidade para mais de 20 mil atendimentos por mês, além de novos exames
Cuiabá - MT Vacinação domiciliar amplia proteção contra influenza para pacientes acamados e com mobilidade reduzida em Cuiabá
Saúde Governo de Santa Catarina amplia acesso a cirurgias plásticas reparadoras e reduz fila de espera
Saúde Hospital Dermatológico do Paraná é referência no tratamento integral e gratuito de vitiligo
Saúde Estado debate aperfeiçoamento dos consórcios para ampliar atendimentos e reduzir tempo de espera por procedimentos Mín. 25° Máx. 26°