Domingo, 24 de Novembro de 2024
26°

Tempo nublado

Salvador, BA

Meio Ambiente Tocantins

Comissão Eleitoral inicia cadastro para credenciamento de participantes nas eleições do Comitê de Bacias Hidrográficas Santo Antônio e Santa Tereza

Inscrição de representantes dos usuários de água, sociedade civil e poder público estadual e municipal da área do Comitê se encerra no próximo dia ...

07/02/2024 às 15h34
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Lista de representantes habilitados será divulgada nos dias 28 e 29 de fevereiro - Foto: Governo do Tocantins
Lista de representantes habilitados será divulgada nos dias 28 e 29 de fevereiro - Foto: Governo do Tocantins

A Comissão Eleitoral responsável por conduzir o processos de escolha e indicação dos membros titulares e suplentes que vão compor o Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza (CBHSAST) no mandato 2024-2028 iniciou nesta terça-feira, 6, a etapa de mobilização e cadastro de inscrições, para credenciamento de participantes habilitados ao direito de voz e voto nas assembleias setoriais de eleição dos representantes dos usuários de água, sociedade civil e poder público estadual e municipal no Comitê. A inscrição se encerra no próximo dia 23 de fevereiro.

Nas plenárias setoriais somente poderão se pronunciar e votar os representantes devidamente credenciados e habilitados conforme aResolução CERH/TO Nº 025/2011. As regras e prazos do processo eleitoral e credenciamento de participantes habilitados estão disponíveis noEdital de Convocação nº 002/2024.

As bacias hidrográficas dos rios Santo Antônio e Santa Tereza são compostas por oito municípios: Alvorada, Cariri, Figueirópolis, Gurupi, Jaú do Tocantins, Peixe, Sucupira e Talismã. Cada entidade habilitada pode participar com apenas um representante legal devidamente credenciado. Cada credenciado somente poderá representar uma entidade inscrita no processo eleitoral.

As vagas serão definidas, após a homologação dos cadastros aptos a participar do processo e conforme o art. 9º, §2 da Resolução 025/11, cada uma das três categorias de atores que compõem o colegiado deverá ocupar no mínimo 20% e no máximo 40% do total das vagas do Comitê.

Continua após a publicidade

A coordenadora da Comissão Eleitoral, Maria Gorete dos Santos Cordeiro, frisa que parte da equipe percorre a região das bacias dos rios Santo Antônio e Santa Tereza fazendo o cadastro, mas salientou que para garantir a inscrição os interessados devem procurar os componentes da Comissão na Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos ( Semarh), na BRK Ambiental de Gurupi, na Associação Anjo da Selva de Talismã ou na sede do próprio Comitê de Bacias.

O edital publicado no Diário Oficial do Estado do Tocantins nº 6486/2024 e no site da Semarh traz ainda o calendário com prazos e datas das demais etapas e divulgação dos resultados. As assembleias de eleição e posse serão realizadas no dia 15 de março, no município de Gurupi.

Continua após a publicidade

Requisitos

Entre os credenciados são aguardados representantes dos usuários da água da área de atuação do Comitê, cujo usos dependam de outorga ou declaração de uso insignificante, e também por meio de suas entidades de representação de classe.

Continua após a publicidade

Da mesma forma, os representantes da sociedade civil organizada, constituídas há pelo menos um ano, com atuação relacionada e comprovada com recursos hídricos e meio ambiente, devidamente reconhecidos pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Cerh), sejam esses consórcios e associações intermunicipais de bacias hidrográficas; organizações técnicas e de ensino e pesquisa, com interesses na área de recursos hídricos; organizações não-governamentais com objetivos, interesses na área de recursos hídricos; e outras associações com vínculo de atuação na Bacia, e, ainda, os representantes do poder público do Estado e dos municípios situados, no todo ou em parte, na bacia, e, a critério do Comitê, organismo federal, atuante na região, relacionado com recursos hídricos.

Documentos exigidos

No ato do cadastramento/inscrição os representantes do Poder Público devem apresentar ofício assinado com indicação do seu representante legal no ato da posse, vale também para o poder público estadual e federal.

Já os Usuários de recursos hídricos devem preencher a ficha cadastral e assinatura do representante legal; apresentar certificado de outorga ou protocolo de requerimento de outorga, cadastro de uso insignificante, protocolo de requerimento de cadastro de uso insignificante; além de apresentar a Inscrição no CNPJ do Ministério da Fazenda, com prazo de validade em vigor; e os documentos pessoais do representante legal, como RG e CPF.

As entidades representantes da Sociedade Civil Organizada devem apresentar o Cadastro Estadual de Entidades Ambientalistas; o comprovante da regularidade da representação legal do interessado; o Estatuto ou ato constitutivo equivalente, devidamente registrado, que demonstre em seu texto vinculação à área ambiental, que comprove a constituição há pelo menos um ano; a cópia da ata de eleição da diretoria em exercício registrada em cartório; o comprovante da aprovação do estatuto pelo Ministério Público em se tratando de fundação; os documentos pessoais do representante legal, como RG e CPF; e a inscrição no CNPJ, do Ministério da Fazenda, com prazo de validade em vigor.

As universidades, instituições de ensino superior, centros de pesquisa (sediados na Bacia) devem apresentar o Estatuto ou documento equivalente, devidamente registrado no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas, que comprove a constituição há pelo menos um ano; a cópia da ata de eleição da diretoria em exercício; o comprovante da posse do representante legal; os documentos pessoais do representante legal, como RG e CPF; além da inscrição no CNPJ, do Ministério da Fazenda, com prazo de validade em vigor.

Comissão Eleitoral

Com atribuições conferidas pela mesa diretora do CBHSAST, conforme a Resolução Cerh nº 025/2011, a Comissão Eleitoral responsável por conduzir esse processo conforme o Edital de Convocação nº 002/2024 é composta pelos representantes do Poder Público, Maria Gorete dos Santos Cordeiro, da Sociedade Civil, José Curcino Castro e Sueli Mota, e dos usuários de água, Igor Agripino Rodrigues Santana Marinho.

Durante todo o processo, compete à Comissão Eleitoral elaborar e aprovar as normas, procedimentos e critérios para orientar o processo de escolha dos representantes dos usuários e das organizações civis de recursos hídricos, para a composição do CBH, bem como a minuta de deliberação sobre a condução e pauta das plenárias eleitorais, a relação definitiva dos membros eleitos e conduzir o processo de eleição dos membros e da sua diretoria.

Comissão Eleitoral inicia cadastro para credenciamento de participantes nas eleições do Comitê de Bacias Hidrográficas Santo Antônio e Santa Tereza
Nas plenárias setoriais somente poderão se pronunciar e votar os representantes de segmentos credenciados e habilitados - Marcel de Paula/Governo do Tocantins
Comissão Eleitoral inicia cadastro para credenciamento de participantes nas eleições do Comitê de Bacias Hidrográficas Santo Antônio e Santa Tereza
Cadastro para credenciamento de representantes de segmentos da área do Comitê termina dia 23 de fevereiro - Governo do Tocantins
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários