
Com o intuito de formular propostas para aprimorar as condições de trabalho, bem-estar e o bom atendimento à população nos serviços de saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), em parceria com o Conselho Estadual de Saúde do Tocantins (CES-TO) trabalham na articulação e mobilização das Secretarias Municipais de Saúde (SEMUS) e Conselhos Municipais de Saúde para a 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (CEGTES).
Além dos encontros que ocorrem desde 08 de janeiro em Palmas, membros da comissão organizadora da 2ª CEGTES realizam reuniões e visitas aos municípios do Estado que sediarão as etapas regionais. No período de 29 de janeiro a 1º de fevereiro as visitas acontecem em Augustinópolis e Araguaína para discutir e articular a promoção do evento.
“Essa mobilização visa estruturar ações programáticas relacionadas à gestão do trabalho e à formação de profissionais de saúde em seus territórios, tendo em vista a conquista da qualidade dos processos de formação de profissionais trabalhadores da saúde e a democratização das relações de trabalho, a negociação coletiva e a defesa do trabalho digno e decente visando o desenvolvimento do trabalho e dos trabalhadores da saúde para o fortalecimento do SUS”, destacou a diretora da Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde (ETSUS), Ray Fortaleza.
O presidente do CES-TO, Mario Benício, relatou que, “estivemos fazendo a visita ao hospital de Augustinópolis, referência na região do Bico do Papagaio e aproveitando para convidar os servidores para que possam estar conosco na etapa regional, que vai acontecer aqui no dia 2 de abril. Nós estamos trabalhando uma conferência de gestão, saúde e educação. Porque para que tenhamos um SUS de qualidade é preciso que tenhamos profissionais de primeira linha e motivados para trabalhar, esse é o nosso objetivo”.
Cronograma
As etapas regionais da 2ª CEGTES acontecem nos municípios de Augustinópolis, no dia 2 de abril; Araguaína, 4 de abril; Gurupi, em 9 de abril e Palmas, no dia 10 de abril, com a finalidade de formação dos futuros e atuais trabalhadores do SUS e escolha de representantes, para participar da etapa estadual, que será realizada nos dias 11 e 12 de junho, em Palmas.
A etapa nacional está prevista para ocorrer em Brasília, de 19 a 22 de novembro, com o temaDemocracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: gente que faz o SUS acontecer’
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual debatem elaboração de plano de prevenção ao suicídio no Piauí
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual debatem ações para elaboração de plano de prevenção ao suicídio no Piauí
Saúde Estado oferece tratamento multidisciplinar para pacientes que receberam polilaminina
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual avançam na elaboração de plano de prevenção ao suicídio no Piauí
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual avançam na elaboração de plano prevenção ao suicídio no Piauí
Ceará HUC realiza 100 mil consultas médicas em pouco mais de um ano de funcionamento
Cuiabá - MT Cuiabá inicia vacinação com a Pneumo 20 em todas as USFs nesta sexta-feira
Ceará Helv realiza primeira hernioplastia por vídeo e amplia acesso a cirurgia minimamente invasiva pelo SUS
Mato Grosso do Sul Iniciativa de sucesso, Caravana da Castração conclui atividades na próxima quarta em Paraíso das Águas Mín. 25° Máx. 26°