
O Hospital Regional de Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná, passará a atender especialidades cirúrgicas, beneficiando a população dos 20 municípios que integram a 5ª Regional de Saúde. A iniciativa foi viabilizada pela incorporação de 52 novos leitos cirúrgicos que serão habilitados a partir de 1º de fevereiro. A expansão do número de leitos aumenta a capacidade total da unidade para 112 estrategicamente distribuídos: 72 destinados à clínica cirúrgica, 30 para clínica geral e 10 leitos de UTI geral.
O termo que formaliza o início dos serviços cirúrgicos especializados foi assinado pelo secretário estadual da Saúde, Beto Preto, nesta quinta-feira (25).
Esses procedimentos serão distribuídos entre ortopedia e urologia, permitindo, ainda, a realização de cerca de 400 cirurgias eletivas por mês, por meio do Programa Opera Paraná. O foco em eletivas visa reduzir as listas de espera, oferecendo tratamento rápido e eficaz aos pacientes, aprofundando a estratégia de regionalização dos serviços de saúde.
Segundo o secretário, o incremento nos leitos reflete o comprometimento do governo estadual em fortalecer o sistema de saúde e garantir atendimento de qualidade à população, com ambiente propício para a execução de cirurgias especializadas.
"Com as orientações do governador Ratinho Junior, temos realizado grandes transformações na área da saúde do Paraná. Este é um hospital estratégico, de grande porte, e que agora será reforçado para garantir o melhor atendimento possível a todos que necessitem dos seus serviços”, afirmou o secretário. “O Hospital Regional de Guarapuava teve um papel fundamental durante a pandemia e agora se consolida como um ponto de referência em atendimento cirúrgico".
De acordo com o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, esse é um dia histórico para o município e toda a região. "Estamos dando um salto imenso na qualidade e capacidade de atendimento em nosso hospital, e isso somente é possível devido ao apoio do governo estadual e sua lógica municipalista. Esta iniciativa, sem dúvida, irá mudar a vida da nossa população”, destacou.
REFERÊNCIA– Gerido pela Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas), o Hospital Regional de Guarapuava foi inaugurado em 2020 para atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a pandemia, a unidade assumiu posição de referência para o tratamento de Covid-19 no Centro-Sul do Paraná. Passado o período mais grave, os leitos exclusivos para os casos da doença foram desativados e o hospital iniciou a fase de atendimentos gerais. Desde então, soma mais de 2 mil atendimentos.
"Temos grandes projetos para o Hospital Regional e essa implementação de novos leitos é mais uma etapa cumprida neste direcionamento. Nossa meta é seguir reforçando essa estrutura para providenciar cada vez mais acesso ao atendimento na região", avaliou o diretor-presidente da Funeas, Marcello Machado.
PRESENÇAS–O evento contou com a presença dos deputados estaduais Alexandre Curi e Artagão Júnior; do presidente da Câmara de Guarapuava, Pedro Moraes, além de lideranças e vereadores da região.
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual debatem elaboração de plano de prevenção ao suicídio no Piauí
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual debatem ações para elaboração de plano de prevenção ao suicídio no Piauí
Saúde Estado oferece tratamento multidisciplinar para pacientes que receberam polilaminina
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual avançam na elaboração de plano de prevenção ao suicídio no Piauí
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual avançam na elaboração de plano prevenção ao suicídio no Piauí
Ceará HUC realiza 100 mil consultas médicas em pouco mais de um ano de funcionamento
Cuiabá - MT Cuiabá inicia vacinação com a Pneumo 20 em todas as USFs nesta sexta-feira
Ceará Helv realiza primeira hernioplastia por vídeo e amplia acesso a cirurgia minimamente invasiva pelo SUS
Mato Grosso do Sul Iniciativa de sucesso, Caravana da Castração conclui atividades na próxima quarta em Paraíso das Águas Mín. 25° Máx. 26°