Cuidar do Planeta, preservar o meio ambiente e os recursos naturais pensando, inclusive, no bem das próximas gerações. Esses são conceitos ligados a educação ambiental que a Prefeitura de Praia Grande trabalha constantemente. A Administração Municipal busca conscientizar a população sobre a importância dessa mudança de hábitos que refletirá na melhora da qualidade de vida de todos. Agora, o Município deu início a mais uma ação com o objetivo de chamar a atenção das pessoas para esse tema. A Cidade lançou, na noite de quarta-feira (24), o programa ‘Recicla Praia Grande’, iniciativa desenvolvida em parceria com a organização da sociedade civil (OSC) Espaço Urbano.
O Recicla Praia Grande é uma ação direta com a participação da população. Assim, o desenvolvimento e o sucesso estão ligados com o interesse e a colaboração dos munícipes. Para isso, aumentar a mobilização e o engajamento popular em torno do tema e a quantidade e qualidade dos resíduos sólidos destinados corretamente estão entre as etapas já definidas.
Na prática, o Recicla Praia Grande vai angariar materiais recicláveis higienizados por meio da troca por produtos, estimulando assim a consciência ambiental e também a redução do volume de resíduos encaminhados ao aterro sanitário.
Outro destaque das ações propostas é que o destino final dos produtos será para a Coopervida – Cooperativa de Trabalhadores e Recicladores de Materiais Orgânicos e Inorgânicos Nova Vida, e para a Acamar – Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis. Desta forma, cerca de 100 famílias que atuam nesses dois locais serão diretamente beneficiadas, inclusive, financeiramente, já que a tendência é de aumento da quantidade de materiais para reciclar.
“Precisamos do apoio da população. A Prefeitura de Praia Grande tem feito a sua parte inaugurando novos Ecopontos, reforçando as coletas de lixo domiciliar e seletiva. Mas as pessoas precisam fazer a parte delas. A Cidade gasta R$ 90 milhões com o recolhimento e o transporte do lixo para o aterro. É um valor que poderia ser investido em Saúde e Educação, ou ainda obras nos bairros. Tudo isso passa por essa mudança de hábitos de todos nós”, disse a prefeita praia-grandense, Raquel Chini.
Etapas – O programa prevê a aplicação de ações de gamificação e mobilização social de forma integrativa para toda a população. Assim, é possível incentivar uma mudança de cultura e conduta em relação aos resíduos com campanhas de troca de recicláveis, secos e higienizados, por prêmios.
“Agora, teremos a fase das capacitações para gestores públicos e cooperados sobre o tema. Trazer valor e a consciência da importância de todo esse processo para as pessoas é fundamental. Todos precisam entender uma coisa: quando você compra um produto, vem junto a embalagem e é preciso dar um destino correto para esse item. O diferencial do Recicla Praia Grande é a possibilidade da materialização da ação de colaborar, ou seja, a troca por algum produto, serviço”, afirmou a presidente da OSC Espaço Urbano, Aline Kiss.
De acordo com cronograma de ativação do Recicla Praia Grande, a primeira campanha já deverá ter início em fevereiro. Nesta etapa, a ideia é que as pessoas troquem seus materiais recicláveis por números que serão utilizados no sorteio de um iphone. Em breve, os pontos de trocas serão definidos e divulgados.
Já a inclusão da moeda social que será utilizada para a troca por produtos, de acordo com a participação das pessoas na entrega dos materiais recicláveis, ainda está sendo organizada pelos setores que atuam no programa. A tendência é de que o início desta atividade fique para o mês de maio.
Referência - Entre as ações de destaque da Prefeitura de Praia Grande relacionadas à preservação do meio ambiente e sustentabilidade estão: aumento da coleta seletiva, novos Ecopontos nos bairros, destinação correta de resíduos da construção civil (RCC), arborização planejada, educação ambiental, proteção aos animais, destinação final de resíduos orgânicos, balneabilidade das praias, fiscalização centralizada, combate à poluição sonora e concurso sobre o meio ambiente.
As práticas de sucesso valeram para a Cidade a certificação do Programa Município Verde Azul (PMVA), iniciativa do Governo do Estado de São Paulo. O ano de 2023 foi o quarto consecutivo que Praia Grande ficou entre as premiadas pelo PMVA. Este importante fato comprova a evolução dos trabalhos desenvolvidos em solo praia-grandense.
Mín. 22° Máx. 24°