Domingo, 24 de Novembro de 2024
24°

Tempo nublado

Salvador, BA

Agricultura Piauí

SAF promove oficina sobre precificação de produtos para agricultores familiares

Atividade em parceria com a Cootapi objetiva melhorar o processo de comercialização de produtos da agricultura familiar do Piauí.

24/01/2024 às 23h49
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), em parceria com a Cooperativa de Trabalho de Prestação de Serviços para o Desenvolvimento Rural da Agricultura Familiar (Cootapi), realizou, nesta quarta-feira (24), uma oficina de formação em precificação de produtos da agricultura familiar. A ação ocorreu na Casa dos Movimentos Sociais, localizada no bairro Primavera, em Teresina.

Participaram da oficina agricultoras e agricultores familiares que fazem parte do projeto Quitanda. A atividade é uma das ações da SAF para o fortalecimento da comercialização de produtos da agricultura familiar.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Mais de 50 agricultoras e agricultores familiares participaram da oficina

Para o diretor de Inovação e Parcerias da SAF, Tiago Patrício, a ação é importante porque a definição de preços dos produtos é um desafio tanto para os grandes mercados como para a pequena produção. “Às vezes, precificar é um dilema até para os grandes negócios, para as grandes empresas, quanto mais para os pequenos agricultores. Então, nessa oficina, a gente tem essa abordagem de como precificar, como entender o mercado, como ter um produto e ter um preço justo”, explicou.

O economista Gleudiano Rodrigues, técnico da Cootapi e ministrante da oficina, disse que a atividade consistiu na aproximação do conhecimento teórico para a prática específica da agricultura familiar, levando em conta as características desta produção. “Nós fizemos essa oficina levando em consideração os custos de produção e o mercado. Foi uma atividade muito produtiva, a gente trouxe, dentro dessa oficina, a teoria de uma forma bem lúdica para que os agricultores pudessem exercitar, melhorar a sua comercialização e aumentar a sua renda”, disse.

Continua após a publicidade
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Oficina teve dinâmicas e atividades lúdicas 

A agricultora Célia Maria, do assentamento Santana Nossa Esperança, disse que a oficina foi uma oportunidade para melhorar a forma como calcular os preços dos produtos e também fortalecer o conhecimento coletivo trocado entre os agricultores familiares. “Foi muito proveitoso, uma discussão em coletivo que vai servir para a gente melhorar a qualidade das nossas vendas, para saber mais como eu vou manejar, calcular os preços e ter crescimento nas nossas vendas”, ressaltou.

Quitanda da Agricultura Familiar

Continua após a publicidade

A oficina faz parte de uma série de atividades para beneficiar os produtores da Quitanda da Agricultura Familiar. O projeto é uma iniciativa da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) que visa valorizar o trabalho de agricultores e agricultoras que são responsáveis pela produção de alimentos saudáveis. Além de oferecer mais geração de renda para os produtores, a feira também promove a diversidade cultural, a agroecologia e a segurança alimentar.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Quitanda da Agricultura Familiar: projeto retoma atividades em 2024 (Foto: Geirlys Silva)

Em 2024, o projeto já retomou as atividades com as Quitandas nos Condomínios e nas Empresas. Em fevereiro, será retomada a ação na Feirinha Verde na UFPI. Em 2023, ano do lançamento do projeto, foram realizadas mais de 110 feiras, com mais de 30 grupos produtivos de Teresina e região, incluindo a Quitanda Super, um espaço no supermercado Carvalho Super que comercializa produtos da agricultura familiar piauiense.
 

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários