
Vilma Souza Rosa de Pinho, de 56 anos, faz parte do grupo de pacientes que recuperaram a qualidade de vida graças ao tratamento ofertado pelo Centro de Reabilitação Pós-Covid de Parnaíba. Ela passou por um período de internação devido às sequelas da Covid-19, chegando a ficar em estado de coma na UTI com 90% do pulmão comprometido.
Vilma faz parte de um universo de 38.653 atendimentos ofertados pelo centro desde que foi implantado, no período entre dezembro de 2020 e janeiro de 2024. Somente em 2023 foram mais de 8 mil atendimentos realizados. O local é mantido pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Saúde (Sesapi), e administrado pela Associação Reabilitar.
“Voltei para casa depois do meu período de internação. Continuei o tratamento em casa mesmo, mas pouco tempo depois meu caso se agravou e foi aí que peguei o encaminhamento para o tratamento no Centro de Reabilitação Pós-Covid. Cheguei muito magra, debilitada e de cadeira de rodas. Hoje eu posso até fazer caminhada. O centro foi uma benção na minha vida, é ótimo fazer o tratamento aqui!”, conta Vilma, que é paciente da reabilitação desde 2022.

A supervisora multiprofissional doCentro de Reabilitação Pós-Covid de Parnaíba, Amanda Couto, comenta que Vilma foi acompanhada desde o início por uma equipe multidisciplinar. “Ela chegou muito fraca após duas internações, muito debilitada, com fraqueza muscular, se cansava aos mínimos esforços e não conseguia falar devido uma traqueostomia. Hoje, ela voltou a fazer suas atividades, tem mais autonomia, retirou a traqueostomia e continua em reabilitação”, destaca a gestora.
Localizado na região da Planície Litorânea, o Centro de Reabilitação Pós-Covid atende moradores de 11 municípios, oferecendo procedimentos como enfermagem, fonoaudiologia, psicologia, serviço social, nutrição, fisioterapia, exames de espirometria e clínica médica. “Nosso objetivo é fazer com que as pessoas possam retomar, da melhor forma possível, suas rotinas em casa e no trabalho, alcançando seus potenciais físico, psicossocial e profissional”, acrescenta Amanda Couto.
Para ter acesso ao tratamento de Reabilitação Pós-Covid em Parnaíba, os pacientes podem solicitar encaminhamento no hospital de origem da internação, nas Unidades Básicas de Saúde e nas Secretarias Municipais de Saúde. A solicitação também pode ser realizada diretamente no centro, localizado na Avenida Batista Silva, nº 1165, Bairro São Vicente de Paula, em Parnaíba.
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual debatem elaboração de plano de prevenção ao suicídio no Piauí
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual debatem ações para elaboração de plano de prevenção ao suicídio no Piauí
Saúde Estado oferece tratamento multidisciplinar para pacientes que receberam polilaminina
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual avançam na elaboração de plano de prevenção ao suicídio no Piauí
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual avançam na elaboração de plano prevenção ao suicídio no Piauí
Ceará HUC realiza 100 mil consultas médicas em pouco mais de um ano de funcionamento
Cuiabá - MT Cuiabá inicia vacinação com a Pneumo 20 em todas as USFs nesta sexta-feira
Ceará Helv realiza primeira hernioplastia por vídeo e amplia acesso a cirurgia minimamente invasiva pelo SUS
Mato Grosso do Sul Iniciativa de sucesso, Caravana da Castração conclui atividades na próxima quarta em Paraíso das Águas Mín. 25° Máx. 26°