
Por Andriny Silva
Visando em aprimorar os cuidados com o paciente, a Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), por meio do Serviço de Nutrição e Dietética (SND), realizou nos dias, 10 e 11, um curso de capacitação para os colaboradores, reforçando as condições higiênico-sanitárias na manipulação de alimentos.

O curso foi ministrado por estagiários da Universidade Federal do Acre (Ufac), com a supervisão da chefe do serviço, Madeline Guimarães. O foco principal da capacitação foi fortalecer a higiene dos manipuladores, lavagem das mãos, higiene do ambiente de trabalho, higiene dos utensílios e equipamentos, riscos (físicos, químicos, biológico, mecânicos, ergonômico e toxicológico), doenças transmitidas por alimentos (DTA’s) e casos de incêndio (uso do extintor).

Segundo a chefe do SND, Madeline Guimarães, o propósito desses treinamentos de boas práticas e manipulação de alimentos é atualizar a equipe. As capacitações são feitas periodicamente conforme a necessidade da equipe. “Como sempre estamos tendo funcionários novos, por isso é muito importante que eles tenham esses treinamentos garantindo qualidade na manipulação dos alimentos”, conclui.

O setor SND presta assistência nutricional e fornece refeições balanceadas voltadas às necessidades de cada paciente visando à satisfação e à recuperação da saúde que são produzidos por uma equipe supervisionada de nutricionistas que acompanham todo o processo produtivo até a chegada do alimento ao paciente nas alas de internação. Também são servidas refeições para acompanhantes e funcionários da instituição. Somente em 2023 foram servidas mais de 500 mil refeições no complexo hospitalar.
Para Josely Sousa, 49 anos, que atua na Fundação como auxiliar de cozinha, essas capacitações são muito importantes. “Sempre tem algo novo que devemos aprender e enfatizar as que já temos conhecimentos para não esquecermos pois, são importantes em nossas rotinas”, afirmou.
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual debatem elaboração de plano de prevenção ao suicídio no Piauí
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual debatem ações para elaboração de plano de prevenção ao suicídio no Piauí
Saúde Estado oferece tratamento multidisciplinar para pacientes que receberam polilaminina
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual avançam na elaboração de plano de prevenção ao suicídio no Piauí
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual avançam na elaboração de plano prevenção ao suicídio no Piauí
Ceará HUC realiza 100 mil consultas médicas em pouco mais de um ano de funcionamento
Cuiabá - MT Cuiabá inicia vacinação com a Pneumo 20 em todas as USFs nesta sexta-feira
Ceará Helv realiza primeira hernioplastia por vídeo e amplia acesso a cirurgia minimamente invasiva pelo SUS
Mato Grosso do Sul Iniciativa de sucesso, Caravana da Castração conclui atividades na próxima quarta em Paraíso das Águas Mín. 25° Máx. 26°