
Na tarde desta quinta-feira, 11, o Grupo Condutor da Rede de Urgência e Emergência (GRUE) realizou sua primeira reunião com o objetivo de desenvolver propostas que visem diminuir as filas de espera nas Portas de Urgência e Emergência dos Hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Grande Florianópolis. A iniciativa, determinada pela secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, busca aprimorar o atendimento à população.
Neste primeiro encontro foi proposto aos participantes a discussão da rede com a exposição do cenário atual das Portas de Urgência e Emergência de Média e Alta Complexidade, assim como o acesso aos serviços da Atenção Primária em Saúde (APS). A intenção é que o usuário seja direcionado de acordo com o nível de complexidade de assistência que ele necessita.
No decorrer do debate, os gestores compartilharam desafios enfrentados e propuseram soluções para aperfeiçoar o atendimento à população. Entre os temas abordados, observou-se a importância de ampliar o acesso às Unidades Básicas de Saúde (UBS), o referenciamento adequado das portas de emergência e o uso do teleatendimento como uma alternativa para aliviar o sistema. Além disso, foi proposto a elaboração de um plano de comunicação estadual com campanhas que visem orientar a população.
“Nesse grupo de trabalho a gente procura consensuar caminhos a seguir para que a rede de atenção à população se torne mais eficiente, atendendo a demanda do usuário no lugar certo”, ressaltou o diretor técnico do Hospital Governador Celso Ramos (HGCR), Dr. Ricardo Camargo Vieira, responsável por conduzir a reunião.
A sessão ocorreu na Gerência Regional de Saúde da Grande Florianópolis, reunindo membros do GRUE, composto por diretores técnicos dos hospitais, diretores de média complexidade municipal, coordenadores de Atenção Primária em Saúde, representantes da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (Daps), Superintendência dos Hospitais Pùblicos (SUH), Superintendência de Urgência e Emergência (SUE), além de representantes das UPAs.
Mais informações para a imprensa:
Silvestre Aguiar
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
imprensa@saude.sc.gov.br
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual debatem elaboração de plano de prevenção ao suicídio no Piauí
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual debatem ações para elaboração de plano de prevenção ao suicídio no Piauí
Saúde Estado oferece tratamento multidisciplinar para pacientes que receberam polilaminina
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual avançam na elaboração de plano de prevenção ao suicídio no Piauí
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual avançam na elaboração de plano prevenção ao suicídio no Piauí
Ceará HUC realiza 100 mil consultas médicas em pouco mais de um ano de funcionamento
Cuiabá - MT Cuiabá inicia vacinação com a Pneumo 20 em todas as USFs nesta sexta-feira
Ceará Helv realiza primeira hernioplastia por vídeo e amplia acesso a cirurgia minimamente invasiva pelo SUS
Mato Grosso do Sul Iniciativa de sucesso, Caravana da Castração conclui atividades na próxima quarta em Paraíso das Águas Mín. 25° Máx. 26°