
Visando acelerar os atendimentos e reduzir a fila do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), o Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realizou, nesta quinta-feira (28/12), a última campanha intensiva em 2023 de atendimentos em consultas e exames no Centro de Convenções Vasco Vasques, na Av. Constantino Nery, zona centro-sul de Manaus.
Os atendimentos que iniciaram na quarta-feira (27) terminam nesta quinta-feira (28/12), contaram com a carreta de apoio à saúde na oferta de exames como: mamografia, ultrassonografias e exames laborais. Ao todo, mais de mil atendimentos foram ofertados desses exames durante os dois dias, destinados aos pacientes que já possuíam solicitação e aguardavam autorização através do Sisreg.
O secretário da pasta, Dr. Anoar Samad, destaca o compromisso do Governo do Estado com a saúde da população amazonense, reduzindo assim as filas do Sisreg,
“Para nós é uma honra estar terminando o ano fazendo esse mutirão. É uma determinação do governador Wilson Lima de trabalhar cada vez mais para reduzir as filas, e em diversas especialidades nós conseguimos reduzir o tempo de espera. A confraternização da saúde é essa, atender quatro mil pessoas e encerrar o ano trabalhando”, enfatizou o secretário.

Além dos atendimentos em exames, também está sendo ofertado consultas em oito especialidades, como: ortopedia, urologia, endocrinologia, neurologia, pneumologia, gastroenterologia, proctologia e cardiologia que totalizam em mais de 3 mil atendimentos, também destinados aos pacientes que possuem solicitação de consultas no sistema de regulação.
A campanha foi realizada com recurso de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual João Luiz (Repunlicanos), no valor de R$ 708 mil, que facilitou os trâmites para que o mutirão acontecesse.
“Ninguém faz nada sozinho, o governador tem respeitado o parlamento estadual, tem executado as emendas que os deputados destinam ao seu fim. Então, nós estamos aqui para colaborar e fazer com que a vida das pessoas se torne cada dia melhor”, destacou o deputado, João Luiz.
Rosangela Silva que estava acompanhando a mãe que iria receber atendimento com neurologista e ortopedista, demonstra sua gratidão pela SES em promover um mutirão como esse para pessoas que já aguardavam atendimento há algum tempo.
“Hoje minha mãe será atendida por dois especialistas, e eu sou grata pelo esforço de toda equipe. É de suma importância promover ações de excelência como essa voltada para a saúde, e que todo ano possa ter mais mutirões como esse”, finalizou.
Carretas de apoio à saúde
As carretas de apoio à Saúde foram implantadas na primeira quinzena do mês de novembro, com o objetivo de reforçar os atendimentos nos grandes hospitais da rede pública estadual de Manaus. Ambas as unidades móveis realizam exames de imagem e complementares de acordo com a demanda, e contam com uma equipe multidisciplinar formada por médico radiologista e profissionais de assistência técnica completa, inclusive para elaboração de diagnósticos.

Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual debatem elaboração de plano de prevenção ao suicídio no Piauí
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual debatem ações para elaboração de plano de prevenção ao suicídio no Piauí
Saúde Estado oferece tratamento multidisciplinar para pacientes que receberam polilaminina
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual avançam na elaboração de plano de prevenção ao suicídio no Piauí
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual avançam na elaboração de plano prevenção ao suicídio no Piauí
Ceará HUC realiza 100 mil consultas médicas em pouco mais de um ano de funcionamento
Cuiabá - MT Cuiabá inicia vacinação com a Pneumo 20 em todas as USFs nesta sexta-feira
Ceará Helv realiza primeira hernioplastia por vídeo e amplia acesso a cirurgia minimamente invasiva pelo SUS
Mato Grosso do Sul Iniciativa de sucesso, Caravana da Castração conclui atividades na próxima quarta em Paraíso das Águas Mín. 25° Máx. 26°