
Um gestode amor e solidariedade condizente com o dia de Natal ocorreu nessa segunda-feira, 25, no Hospital Regional de Araguaína (HRA). Uma família proporcionou a 13ª captação de múltiplos órgãos do Estado do Tocantins, em 2023. Na ocasião foram captados os rins, fígado e córneas que foram encaminhados respectivamente para Porto Alegre, Brasília e Tocantins. A doadora foi uma paciente de 63 anos, que evoluiu para morte encefálica.
A enfermeira da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT/HRA), Luna Baum, ressaltou que o papel da equipe é viabilizar todo processo e diagnóstico e principalmente acolher aos familiares e, com a confirmação da morte encefálica, ofertar aos mesmos a oportunidade de transformar o que seria um ponto final na continuidade da vida, com o aceite da doação de órgão. "A doação de órgãos é um ato de nobreza e amor ao próximo, após o sim de uma família toda uma estrutura é mobilizada para atender. Tivemos o apoio de um avião da Força Aérea Brasileira que transportou três profissionais que fizeram o procedimento no centro cirúrgico do HRA. Essa logística é primordial para atender os pacientes da fila nacional”.
Segundo a diretora-geral do HRA, Cristiane Uchoa, o trabalho da equipe da CIHDOTT/HRA é essencial. "Eles vem conduzindo esse papel com muito cuidado e responsabilidade, pois sabemos que o transplante é a única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para as pessoas que aguardam em fila por uma doação de órgãos".
O psicólogo do CIHDOTT, Eduardo de Pinho, relatou o sentimento da família em relação à doação. "Apesar do impacto e tristeza em perder a matriarca da família e dos planos de comemorações de Natal e fim de ano interrompidos, os entes queridos da nossa paciente optaram pela doação de órgãos. No tempo conosco os familiares relatam o legado altruísta da doadora, os bons momentos vividos como herança e sobre o prazer da convivência. Neste sentido, mesmo com a perda, o Natal será de homenagens e de contemplação das imagens alegres de quem doou a vida até o fim".
A responsável pela Central de Transplante do Tocantins, Suziane Aguiar Crateús Vilela, reforçou que atualmente as captações ocorrem em Palmas e Araguaína e o Governo do Tocantins têm trabalhado para iniciar a captação desses órgãos em Gurupi e Augustinópolis. "Com a ampliação da rede de cuidados intensivos nas unidades hospitalares geridas pelo Estado teremos condições de captar órgãos nessas unidades, o que ampliará o serviço de captação e, consequentemente, a possibilidade de vida para milhares de pacientes que aguardam na fila para um transplante”.
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual debatem elaboração de plano de prevenção ao suicídio no Piauí
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual debatem ações para elaboração de plano de prevenção ao suicídio no Piauí
Saúde Estado oferece tratamento multidisciplinar para pacientes que receberam polilaminina
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual avançam na elaboração de plano de prevenção ao suicídio no Piauí
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual avançam na elaboração de plano prevenção ao suicídio no Piauí
Ceará HUC realiza 100 mil consultas médicas em pouco mais de um ano de funcionamento
Cuiabá - MT Cuiabá inicia vacinação com a Pneumo 20 em todas as USFs nesta sexta-feira
Ceará Helv realiza primeira hernioplastia por vídeo e amplia acesso a cirurgia minimamente invasiva pelo SUS
Mato Grosso do Sul Iniciativa de sucesso, Caravana da Castração conclui atividades na próxima quarta em Paraíso das Águas Mín. 25° Máx. 26°