Domingo, 24 de Novembro de 2024
24°

Tempo nublado

Salvador, BA

Agricultura Piauí

SAF inicia distribuição de sementes crioulas a agricultores familiares para safra 2023/2024

Entrega de 2,5 toneladas de sementes de milho e feijão nesta terça-feira (19) vai beneficiar associações de agricultores familiares de 11 município...

18/12/2023 às 18h39
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) vai realizar, nesta terça-feira (19), a entrega de cerca de 2,5 toneladas de sementes crioulas de milho e feijão para agricultores e agricultoras familiares que fazem parte de 26 associações de 11 municípios do Piauí. A entrega vai acontecer às 11h30 no hall do auditório da SAF, que fica localizado na Rua João Cabral, 2319, bairro Pirajá, em Teresina.

A entrega marca, de forma oficial, o início da distribuição de sementes crioulas da SAF para a safra 2023/2024. Na prática, a distribuição iniciou na última semana; já foram entregues mais de 12 toneladas. 
 

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Geirlys Silva

Nesta terça (19), será entregue 1,1 tonelada de sementes de feijão e 1,4 tonelada de semente de milho. As sementes crioulas são caracterizadas por manter historicamente suas origens sem alteração genética ou uso de químicos.

Os municípios que terão associações de agricultores familiares contemplados são: Teresina, Palmeirais, Nazária, Altos, Campo Maior, Nossa Senhora de Nazaré, Capitão de Campos, Jatobá do Piauí, Boa Hora, Cocal de Telha e José de Freitas. Foram priorizados agricultores familiares que fazem parte dos programas Cinturão Verde e Progere (Programa de Geração de Emprego e Renda).

Continua após a publicidade


Distribuição de sementes crioulas

Para a safra agrícola 2023/2024, a SAF planeja distribuir 50 toneladas para a agricultura familiar em todos os territórios do Piauí, sendo 25 toneladas de milho e 25 de feijão. As sementes crioulas são adquiridas de casas de sementes implementadas pela Ação Social Arquidiocesana (ASA) e o Fórum de Convivência com o Semiárido. Além da distribuição, existe o compromisso das organizações de implantar campos de produção de sementes e formação de estoque nas casas de sementes beneficiárias.
 

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários