Terça, 26 de Novembro de 2024
23°

Tempo nublado

Salvador, BA

Esportes Piauí

Secretaria dos Esportes realiza projeto Capacita Piauí em Beneditinos e São Miguel do Tapuio

Por meio de parceria com as secretarias municipais, o projeto acontece em sete municípios polos e já realizou oficinas em Batalha, Boa Hora e Monse...

15/12/2023 às 16h59
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Os municípios de Beneditinos e São Miguel do Tapuio receberam, simultaneamente, nesta quinta-feira (14), as oficinas do Projeto Capacita Piauí. A iniciativa realizada pela Secretaria de Esportes do Piauí (Secepi) tem como objetivo qualificar professores de educação física estaduais e municipais, assim como técnicos e esportistas da área de desporto e paradesporto em 12 modalidades esportivas.

Por meio de parceria com as secretarias municipais, o projeto acontece em sete municípios polos e já realizou oficinas em Batalha, Boa Hora e Monsenhor Gil. Ainda em dezembro, as cidades de Caraúbas e Parnaíba devem receber o Capacita Piauí. 
 
O secretário de Esportes e Cultura de Beneditinos, Filho Marques, comentou acerca da parceria entre o município e o estado. "Essa união irá fortalecer ainda mais o voleibol na nossa cidade, abrindo espaço também para as demais modalidades que futuramente iremos implementar em Beneditinos".

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí


De acordo com Pedro Rodrigues, superintendente da Secepi, as oficinas têm contemplado cerca de 300 profissionais e destaca o trabalho estratégico das ações como importantes na qualificação de professores e incentivo a novos talentos nas modalidades esportivas dos Jogos Escolares Piauienses (JEPs). 

"O Capacita Piauí tem como característica principal qualificar e aperfeiçoar esses profissionais em suas próprias cidades. Com isso, o projeto abraça desde a base até os alunos, apresentando novas modalidades esportivas a esses profissionais, que por conseguinte, repassam esse conhecimento para os alunos. Tivemos ótimos resultados nos JEPs deste ano e com o Capacita, iremos ampliar o número de conquistas não só em nível estadual, mas também, nacional em 2024", afirma o superintendente. 

Professora de história e participante do time de vôlei e futsal de Beneditinos, a jogadora Márcia Eduarda Lopes destacou a importância do Capacita Piauí em seu município como um pontapé para o incentivo de mais jovens na prática do vôlei. "Muitos de nós não temos como ir a Teresina ou até pagar algum curso. Isso dificulta a prática aqui na cidade. Muitos desistem. Então, ter essa ação aqui na nossa cidade é mais que importante, é com certeza, essencial para o incentivo de mais jovens no mundo esportivo", enfatiza Márcia. 

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí


Os profissionais tiveram acesso à capacitação com atividades que mesclam aulas práticas e teóricas nas modalidades voleibol, futebol, basquetebol 3×3, handebol, tênis de mesa, badminton, assim como nas suas versões para atletas portadores de necessidades especiais. 

Sérgio Veras, educador físico e instrutor do curso de voleibol, falou sobre as metas a longo prazo que o projeto busca alcançar, aliando professores e alunos no fomento do esporte no estado. "As oficinas são um importante ponto de partida no desenvolvimento do esporte no Piauí, pois é nas escolas que esse movimento nasce, ensinando desde cedo os alunos. E tendo uma base fortalecida com metodologias e práticas, no futuro colheremos excelentes frutos. Aqui em Beneditinos temos a forte presença do vôlei e viemos aperfeiçoar o conhecimento de professores e praticantes daqui", disse o educador físico.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários