Os municípios de Beneditinos e São Miguel do Tapuio receberam, simultaneamente, nesta quinta-feira (14), as oficinas do Projeto Capacita Piauí. A iniciativa realizada pela Secretaria de Esportes do Piauí (Secepi) tem como objetivo qualificar professores de educação física estaduais e municipais, assim como técnicos e esportistas da área de desporto e paradesporto em 12 modalidades esportivas.
Por meio de parceria com as secretarias municipais, o projeto acontece em sete municípios polos e já realizou oficinas em Batalha, Boa Hora e Monsenhor Gil. Ainda em dezembro, as cidades de Caraúbas e Parnaíba devem receber o Capacita Piauí.
O secretário de Esportes e Cultura de Beneditinos, Filho Marques, comentou acerca da parceria entre o município e o estado. "Essa união irá fortalecer ainda mais o voleibol na nossa cidade, abrindo espaço também para as demais modalidades que futuramente iremos implementar em Beneditinos".
De acordo com Pedro Rodrigues, superintendente da Secepi, as oficinas têm contemplado cerca de 300 profissionais e destaca o trabalho estratégico das ações como importantes na qualificação de professores e incentivo a novos talentos nas modalidades esportivas dos Jogos Escolares Piauienses (JEPs).
"O Capacita Piauí tem como característica principal qualificar e aperfeiçoar esses profissionais em suas próprias cidades. Com isso, o projeto abraça desde a base até os alunos, apresentando novas modalidades esportivas a esses profissionais, que por conseguinte, repassam esse conhecimento para os alunos. Tivemos ótimos resultados nos JEPs deste ano e com o Capacita, iremos ampliar o número de conquistas não só em nível estadual, mas também, nacional em 2024", afirma o superintendente.
Professora de história e participante do time de vôlei e futsal de Beneditinos, a jogadora Márcia Eduarda Lopes destacou a importância do Capacita Piauí em seu município como um pontapé para o incentivo de mais jovens na prática do vôlei. "Muitos de nós não temos como ir a Teresina ou até pagar algum curso. Isso dificulta a prática aqui na cidade. Muitos desistem. Então, ter essa ação aqui na nossa cidade é mais que importante, é com certeza, essencial para o incentivo de mais jovens no mundo esportivo", enfatiza Márcia.
Os profissionais tiveram acesso à capacitação com atividades que mesclam aulas práticas e teóricas nas modalidades voleibol, futebol, basquetebol 3×3, handebol, tênis de mesa, badminton, assim como nas suas versões para atletas portadores de necessidades especiais.
Sérgio Veras, educador físico e instrutor do curso de voleibol, falou sobre as metas a longo prazo que o projeto busca alcançar, aliando professores e alunos no fomento do esporte no estado. "As oficinas são um importante ponto de partida no desenvolvimento do esporte no Piauí, pois é nas escolas que esse movimento nasce, ensinando desde cedo os alunos. E tendo uma base fortalecida com metodologias e práticas, no futuro colheremos excelentes frutos. Aqui em Beneditinos temos a forte presença do vôlei e viemos aperfeiçoar o conhecimento de professores e praticantes daqui", disse o educador físico.
Mín. 24° Máx. 25°