O Governo do Estado do Piauí realizou, com êxito, a atualização dos cadastros de famílias unipessoais no Estado. Dados inconsistentes inicialmente mostravam que o estado totalizava mais de 250 mil cadastros de famílias unipessoais, com a atualização o Estado conta agora com 158 mil famílias regularizadas.
A gerente de Transferência de Renda da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Sasc, Katiane Guaberto, explica que existência de um volume significativo de registros unipessoais e de cadastros com informações inconsistentes ou desatualizadas no Cadastro Único permitiu a membros de uma mesma família, que estão cadastrados separadamente, a receber em mais de um benefício ao mesmo tempo em que segmentos mais vulneráveis da população ficam excluídos dos programas sociais.
“Nós tivemos um avanço significativo de números de famílias unipessoais regularizadas, como tivemos algumas que foram excluídas. Dessa forma, tivemos a oportunidade de inclusão de famílias que realmente necessitam do benefício do Programa Bolsa Família, por exemplo, terem acesso a esse benefício”, explica ela.
A gerente reforça que a quantidade de registros unipessoais já não corresponde ao perfil majoritário das famílias do Piauí, o que faz com que as informações do Cadastro Único deixem de refletir a realidade local, prejudicando a utilização desses dados para planejamento e monitoramento de políticas públicas.
Para a requalificação da base de dados do Cadastro Único, por meio do foco no tratamento dos registros inconsistentes, de março a dezembro o Piauí passou por um programa de qualificação através de um recurso do Governo Federal, o ProcadSuas. Com o recurso, estados e municípios realizaram o processo de qualificação do Cadastro por meio de busca ativa e visitas domiciliares.
Como resultado, só no Piauí, cerca de 48 mil famílias passaram a receber o benefício. “Por meio do processo de qualificação, nós tiramos famílias que, de fato, não eram unipessoais, dando a oportunidade a famílias que realmente necessitam, que são vulneráveis, estejam participando dos programas do governo federal”, avalia a Katiane.
Mín. 23° Máx. 26°